Cenas chocantes de “Uma Garota de Muita Sorte” geram polêmica; Netflix foi irresponsável?
Cenas chocantes do filme "Uma Garota de Muita Sorte" tem gerado debate sobre alertas de gatilho; entenda o papel da Netflix!
Desde a última sexta-feira (7), quando estreou no catálogo da Netflix, o filme original “Uma Garota de Muita Sorte” tem dado o que falar entre os assinantes da plataforma de streaming.
O enredo acompanha a vida de uma mulher que conquistou a vida dos sonhos: a família perfeita, o emprego ideal e uma reputação única. Tudo começa a desabar, contudo, quando ela é convidada para um documentário sobre um crime do passado.
Baseado no livro de mesmo nome, o filme conta com cenas fortes que envolvem violência sexual e assassinatos em massa em colégios norte-americanos. As cenas, com conteúdos explícitos, tem feito com que diversos espetadores da Netflix critiquem a plataforma de streaming por não exibir alertas de gatilho antes das sequências – que podem ser sensíveis para determinados públicos. Confira reações:
Uma garota de muita sorte, da @netflix deveria ter aviso de gatilho, pois contém cenas gráficas de estupro. Foi doloroso, mas despertou uma mudança em mim. Não gosto do tom de vingança de certas cenas, mas a representação da raiva é ótima, e a ruptura do silêncio é catártica.
— Lua Marina Moreira (@LuaMarina) October 10, 2022
“Uma Garota de Muita Sorte” deveria vir com um aviso de gatilho em letras GARRAFAIS. Bem explícito mesmo, tão explícito quando algumas cenas que me fizeram passar mal. E sei que não fui a única.
— isa (@isaah_duarte) October 10, 2022
Filmes que não colocam “Alerta de gatilho” são perigosamente perturbadores…
Acabei de assistir “Uma garota de muita sorte” e me revirei internamente de angústia ao precisar assistir cenas de estupro e eu simplesmente NÃO CONSIGO reagir bem ? a #Netflix vacilou FEIO nessa merda!— lua em leão (@moodalua) October 10, 2022
Todo mundo deveria assistir Uma garota de muita sorte na Netflix, mas vale o alerta de gatilho sobre abus* sexu@l.
— mari (@_fullerm) October 10, 2022
@NetflixBrasil vamo colocar um ALERTA DE GATILHO para o novo filme da Mila Kunis “Uma Garota de Muita Sorte” ? VLW BRIGADO
— jangrossi (@calledelacalle) October 9, 2022
Tô aqui assistindo “uma garota de muita sorte” da Netflix e eles deveriam colocar um alerta de gatilho né
— jey (@hedajc) October 9, 2022
“Uma garota de muita sorte” da @NetflixBrasil devia vir com aviso de gatilho. É muito difícil assistir esse filme
— Foco no progresso e fé (@3ll43ll4) October 9, 2022
Este tipo de reclamação surge em um momento bastante crítico da indústria cinematográfica, onde instituições debatem a responsabilidade que filmes e séries devem ter para com o público. Alertar sobre sequências de gatilho pode, em determinados casos, evitar experiências desconfortáveis e traumáticas para parte dos espectadores.
De acordo com parte dos internautas, as cenas de abuso podem gerar traumas e ampliar gatilhos em quem já foi vítima deste tipo de violência. Já a respeito de tiroteio em escolas, sabe-se que é um assunto bastante sensível para os cidadãos norte-americanos, o fácil acesso a armas de fogo possibilita que criminosos vis invadam colégios e realizem atrocidades.
CONFIRA Também:
Entenda por que “Uma Garota de Muita Sorte” divide tantas opiniões; pesado demais?
Você já assistiu ao filme “Uma Garota de Muita Sorte” no catálogo da Netflix? Qual é a sua opinião sobre a necessidade de um alerta de gatilho nas sequências do filme? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve o filme, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!