Início » Filmes » “Código Imperador” tem base em história real. Saiba tudo sobre!

“Código Imperador” tem base em história real. Saiba tudo sobre!

O filme "Código Imperador" vem fazendo sucesso na Netflix e é baseado em história real. Conheça os detalhes contados pelo roteirista.


Código Imperador chegou à Netflix a pouco dias, mas permanece firme e forte entre as produções mais assistidas da plataforma, o que alguns podem não saber, é que esse suspense espanhol é baseado em fatos reais.

Lançado originalmente em março desse ano no Festival de Málaga na Espanha, o filme tem direção de Jorge Coira e roteiro de Jorge Guerricaechevarría, que garante que vários dos elementos do filme são inspirados em histórias que acabou tendo acesso.

Confira a seguir mais detalhes sobre os fatos da vida real usados na criação da narrativa de Código Imperador.

Uma história sobre a manipulação de informações

Em entrevista ao jornal El Español, dada em março desse ano, Coira e Guerricaechevarría falaram um pouco sobre os fatos que os inspiraram para criar Código Imperador.

Segundo o roteirista, a história do filme começou a ser escrita a partir de eventos questionáveis que passaram a dominar a sociedade espanhola nos últimos anos.

Foi da reflexão de como pilares de poder podem controlar a vida de toda uma sociedade a partir de informações privilegiadas que conseguem de maneiras escusas,  que surgiu a ideia da criação do anti-herói interpretado por Luis Tosar.

 Não queríamos repetir o que vimos nos jornais, mas queríamos criar histórias baseadas em fatos reais,” explicou o cineasta.

A partir disso, surgiu a necessidade de conhecer os bastidores de personas inseridas nesse mundo. Dessa forma, Guerricaechevarría e sua equipe foram em busca de bibliografias de políticos e agentes envolvidos no meio.

Quando apenas isso não foi o bastante, eles buscaram entrevistar agentes do CNI, o Centro Nacional de Inteligência Espanhola.

Para Código Imperador, conversamos com pessoas da CNI. Obviamente não nos deram todas as informações, são bons espiões [risos]. Mas eles nos deram informações surpreendentes, embora, é claro, controlem o que dizem e o que não dizem,” revelou o roteirista em entrevista ao Decine 21.

Segundo ele,  foi justamente dessas conversar que surgiram os principais elementos narrativos usados no filme.

O cineasta garantiu que por volta de 70% do que acontece no longa é realmente baseado em história real que lhe foi contata por algumas das fontes do CNI.

Guerricaechevarría disse que claramente foi necessário fazer algumas modificações para que não houvesse uma conexão direta com os eventos autênticos. Foi necessário acrescentar detalhes para, que ao final, nenhuma operação da Agência fosse identificável.

As relações de poder sobre o feminino

codigo-imperador-tem-base-em-historia-real-saiba-tudo-sobre

Outro elemento muito presente no filme, é como informações conseguidas de forma indevida conseguem manipular as personas femininas no longa.

Apesar de não haver uma única base real sobre esse assunto, para as atrizes do longa, diretor e roteirista se inspiraram na ordem histórica como as relações entre homens mais velhos e com influência, e mulheres, funcionam longe dos holofotes.

Isso fica bastante claro no primeiro caso em que o protagonista precisa “salvar a reputação” de um jogador de futebol famoso que espancou a namorada.

Para manter isso fora da mídia, o personagem de Luis Tosar manipula a vítima usando das informações que tanto ele, quanto os interessados em manter a carreira do jogador, tem sobre a família da moça.

Não são poucos os casos como esse que realmente acabam sendo acobertados na vida real.

O mais recente deles é um caso de estupro envolvendo o jogador Christiano Ronaldo, que apesar de, supostamente, ter ocorrido no ano de 2009 e ter sido denunciado no mesmo ano, apenas agora chegou ao grande público através de um dossiê da revista alemã Der Spiegel.

Segundo a acusadora, ela acabou aceitando assinar um acordo de confidencialidade em que não podia falar sobre o caso e retiraria todas as acusações contra o jogador.

O maior motivo para aceitar, teria sido o medo de ir ao tribunal contra um dos nomes mais conhecidos do mundo, e todo o assédio que isso poderia ter gerado contra ela e sua família. 

Enfim, como podemos ver, Código Imperador definitivamente se inspirou na vida real (ainda que não admita relação com o caso em específico), e mesmo dividindo as opiniões do público, é fato que contou com riqueza de informações para construir sua crítica.

CONFIRA Também:

Better Call Saul vai ganhar 7ª temporada na Netflix? Descubra!

E você, já assistiu Código Imperador na Netflix? O que achou do filme?

Conta para a gente aqui nos comentários!

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.