Início » “Como Virei um Gangster” é baseado em história real? Descubra a inspiração pro filme da Netflix.

“Como Virei um Gangster” é baseado em história real? Descubra a inspiração pro filme da Netflix.

"Como Virei um Gangster" é o filme polonês no top 10 da Netflix. Confira a seguir se ele é realmente baseado em uma história real.


Recentemente chegou à Netflix o filme de 2019 Como Virei um Gangster, longa polonês que desde então está fazendo muito sucesso. A curiosidade que permanece na cabeça de quem já assistiu, no entanto, é se o longa é baseado em um caso real, e se sim, quem o inspirou.

Dirigido por Maciej Kawulski, o filme conta a história de um criminoso sem nome que narra sua vida seu início em esquemas de tráfico sexual, até chegar ao mercado de distribuição de drogas.

Marcin Kowalczyk é quem dá vida ao gangster anônimo nesse thriller escrito por Krzysztof Gureczny, e a seguir você descobre quais foram as inspirações do roteirista para criar sua história.

“Como Virei um Gangster” é uma história real

como-virei-um-gangster-e-baseado-em-historia-real-descubra-a-inspiracao-pro-filme-da-netflix

Sem rodeios, te informamos que sim, Como Virei um Gangster é baseado em história real.

O roteiro do filme foi escrito junto com um livro de Gureczny em 2019, e segundo o autor, ambos se deram a partir de longas entrevistas com um gangster real que deixou a vida de crimes após 40 anos de atuação.

Logo no início do livro, o escritor revela que fez algumas modificações, especialmente de nomes e algumas localidades de eventos como o objetivo de preservar identidades.

Apesar disso, uma grande parte da citação em seu livro diz respeito a um dos maiores criminosos recentes da Polônia, Masa, conhecido como Jaroslaw Sokotowski. Na publicação, no caso, o gangster anônimo crítica o famoso criminoso por, segundo ele, ter vendido os amigos e companheiros de crime em troca de dinheiro e fama.

Assim, entende-se que, ao dar a entrevista que deu origem à Como Me Tornei um Gangster, o criminoso não pediu qualquer quantia em dinheiro para o escritor Krzysztof Gureczny.

Assim, apesar de, supostamente, se tratar da história verdadeira de um criminoso membro da máfia polonesa, em nenhum momento o nome do homem que inspirou a história é revelado (assim como no filme).

O que se sabe sobre o bandido que inspirou o filme?

Como dito, a identidade do homem que inspirou Como Me Tornei um Gangster foi preservada pelo autor. Apesar disso, alguns detalhes revelam um pouco mais sobre essa figura.

Na sinopse de seu livro, Gureczny cita que seu entrevistado é um homem que passou quatro décadas inteiras no submundo criminoso da Polônia.

Também segundo sua descrição, o homem busca não chamar a atenção para sua vida, assim, mesmo com todo o dinheiro obtido de suas práticas criminosas, permanece com um carro e casa medianos. Ou seja, tenta se misturar em meio aos “comuns” do país.

Então, por que alguém que não busca chamar a atenção para si, daria uma entrevista onde faz diversas revelações sobre o mundo criminoso de Varsóvia.

Bem, no livro em questão, o próprio criminoso justifica sua decisão de contar sua história como uma espécie de protesto contra outros que abandonam o crime e passam a ganhar dinheiro “caluniando” seus ex-colegas.

Um gangster ferrado – e não um “arrependido” – começa a caluniar seus colegas, a se branquear. Ele se torna uma autoridade moral e diz aos outros o que eles devem ou não fazer. Patético. E ainda ganha muito dinheiro fazendo isso” revela em trecho do livro.

Para além disso, em sua fala sobre Jaroslaw Sokotowski, o criminoso que se tornou escritor e vende diversos livros na Polônia, o criminoso anônimo que inspirou o filme fala como se tivesse o tivesse conhecido de perto. Assim, possivelmente se trata de alguém do mesmo bando, ou do bando inimigo do antigo mafioso.

CONFIRA Também:

O Pálido Olho Azul: Por que esse suspense faz tanto sucesso na Netflix? Confira 5 acertos do filme!

E você, já assistiu Como Me Tornei um Gangster na Netflix? O que achou do filme? Conta pra gente aqui nos comentários.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.