Conheça a inspiradora história real por trás de “Padre Johnny”, da Netflix

Desde que o filme Padre Johnny” chegou na Netflix, o drama tem dado o que falar entre os assinantes da plataforma – que se emocionam pelo enredo cativante e sensível do longa.

O que nem todos sabem, contudo, é que Padre Johnny” se inspira em uma história real igualmente emocionante. Confira, a seguir, o que se sabe sobre o homem que inspirou o longa:

Conheça Jan Kaczkowski, inspiração para “Padre Johnny”

Padre Johnny
Padre polonês serviu de inspiração para o filme (Imagem: Divulgação/Netflix).

A princípio, o enredo central de Padre Johnny” se inspira em vários momentos da vida de Jan Kaczkowski, um clérigo polonês que nasceu em julho de 1977. Desde muito garoto, ele sonhava em ser padre e foi aceito no Seminário Teológico de Gdańsk assim que encerrou seu colegial. Lá, ele estudou até o ano de 2002, quando defendeu sua tese de mestrado voltado para a área de teologia.

Uma vez que concluiu seu mestrado, Kaczkowsky recebeu a ordem de sacerdote e passou a atuar em comunidades da região. Sempre apaixonado pelos estudos, ele continuou se dedicando à teologia e entregou seu doutorado no ano de 2007. Após isso, ainda especializou em bioética em uma das universidades mais conceituadas da Cracóvia.

O verdadeiro momento que serviu de inspiração para o filme, contudo, se deu quando Jan Kaczkowsky se envolveu com a criação de um lar para pessoas neuroatípicas em Puck. Durante os dois anos de construção do sanatório, ele atuou como coordenação da instituição – e foi diretor do local até o dia de sua morte. No local, Kaczkowsky exerceu influência sobre a vida de milhares de pessoas.

Padre Johnny
Dedicado aos estudos, padre unia fé e conhecimento em suas ações comunitárias (Imagem: Divulgação/ITW).

Na época, o pároco revelou que observar a agonia das pessoas em situações terminais o motivou a abrir a instituição. Após visitar pessoas com câncer, ele se sentiu compelido a fazer algo para ajudar essas pessoas. Por sua boa relação com médicos e enfermeiros da região, Jan conseguiu fazer um trabalho único na região – e seus estudos em bioética contribuíram muito para isso.

Em todos seus trabalhos, Kaczkowsky inspirava as pessoas pela vida que levava mesmo tendo uma doença terminal. O diagnóstico do seu tumor cerebral, contudo, veio apenas em 2012. Na época, os médicos apostaram que o padre viveria apenas mais alguns meses, mas a jornada do pároco estava longe de acabar.

Mesmo sabendo de suas condições de saúde, Jan continuou a investir esforço nos seus trabalhos solidários até o ano de 2016, quando faleceu. Após sua morte, sua história serviu de inspiração para diversas obras – como o livro que inspirou “Padre Johnny”, onde são revelados detalhes pessoais da vida do vigário.

CONFIRA Também:
Um dos filmes mais CONTROVERSOS da Netflix deixará o catálogo em breve. Conheça!

Por fim, queremos saber: você assistiu Padre Johnny” na Netflix? O que achou do drama? Compartilhe suas opiniões em nossas redes sociais. Fiquem sempre ligados para mais novidades sobre a plataforma de streaming!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Veja mais ›
Fechar