Série de tirar o fôlego disponível na Netflix te fará refletir sobre a desigualdade social. Conheça!
Conheça todos os detalhes sobre "Zona de Separação", série distópica espanhola que promove críticas sobre desigualdade social.
Recentemente, tem se tornado comum que filmes e séries que promovem reflexões sociais importantes se destaquem na Netflix. Neste sentido, “Zona de Separação” sempre foi uma referência.
Lançada em 2020, a produção espanhola traz em seu enredo elementos de drama imprescindíveis para o sucesso – o que justifica seu destaque. Conheça melhor o título a seguir:
Conheça a história de “Zona de Separação”:
A princípio, o enredo central de “Zona de Separação” leva os espectadores a um futuro distópico. Agora, que estão no ano de 2045, os espectadores conseguem presenciar o que ocorreu com a Espanha após um vírus extremamente contagioso ter infectado parte considerável da população. Em um cenário pós-apocalíptico, os poucos que restaram devem lutar pela sobrevivência.
É neste contexto que o enredo da série mostra como a escassez de recursos naturais afeta a sociedade como um todo e como a queda das democracias ocidentais reajustou os padrões humanos de vida. Neste sentido, a capital do país foi dividida em dois grandes grupos: o setor 1, onde vivem os políticos e as pessoas ricas, e o setor 2, onde moram os demais cidadãos.
A princípio, é quase impossível atravessar de um setor para o outro – a única forma de realizar essa migração é atravessando uma perigosa área de contenção. Neste contexto, a série utiliza desse abismo social para propor diversas reflexões sobre desigualdade e luta por direitos em uma trama com reviravoltas eletrizantes.
Por que a séria faz tanto sucesso na plataforma?
Quem acompanha o mundo do entretenimento recente sabe que distopias que fazem críticas sociais ao modelo de comunidade em que vivemos já não é mais uma novidade. Desde o fenômeno “Jogos Vorazes” até a produção brasileira “3%“, o recurso é recorrente nos mais diversos tipos de mídia.
A pergunta, então, passa a ser: por que “Zona de Separação” se destaca demais? Aqui, a resposta está na união de dois elementos-chave para o roteiro – a realidade distópica e o modo dramatúrgico espanhol de se narrar boas histórias. O que se tem, portanto, é uma produção que reúne o melhor destes dois universos em uma temporada arrepiante.
Além disso, a série também faz sucesso por sua completude: com um enredo bem amarrado, a história da temporada única tem início, meio e fim bem definidos. Por esse motivo, não é exatamente surpresa que o título seja, atualmente, uma das produções distópicas mais aclamadas da plataforma.
CONFIRA Também:
“Não aguento assistir”: Entenda por que este filme realista e CHOCANTE dá o que falar na Netflix
Por fim, queremos saber: o que você achou de “Zona de Separação“? Já assistiu a série no catálogo da Netflix? Compartilhe o que pensa em nossas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que faz sucesso na plataforma, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!