David Contra os Bancos: A História Real do Novo Filme da Netflix
"David Contra os Bancos" é o filme baseado em história real no top 10 da Netflix. Conheça o caso que inspirou o longa.
No universo cinematográfico que funde dramas humanos e conflitos socioeconômicos, a nova aposta da Netflix, David Contra os Bancos, conta uma impressionante história real.
Ao mergulhar na jornada verídica de um empresário britânico que desafiou o status quo financeiro de Londres para prestar auxílio à sua cidade, o longa-metragem constrói uma narrativa de David contra Golias nos labirintos corporativos dos bancos.
Embora tenha abusado um pouco da licença poética por motivos de dramatização da história na tela, o filme desenrola uma história de resistência audaciosa e empreendedorismo comunitário em meio à turbulência econômica, e na vida real David Contra os Bancos é realmente tão emocionante quanto na Netflix.
A história real por trás de “David Contra os Bancos”
David Contras os Bancos é baseado na emocionantes e surpreendente história real de Dave Fishwick, que em 2008 decidiu desafiar as instituições financeiras de Londres, e a própria crise econômica que se abateu sobre o mundo na época.
Na época, Dave estava indignado com o tratamento que os bancos davam aos moradores de sua comunidade que precisavam de empréstimos. Por vezes, ou as pessoas não conseguiam o dinheiro, ou emprestavam valores muito abaixo dos necessários para cumprirem suas demandas.
Assim, ele decidiu criar um esquema de empréstimos onde não haveriam dividendos para sócios, e ao invés disso, todo o lucro dos investimentos que obtivesse seriam doados para a caridade.
Assim, após divulgar sua ideia em sua comunidade e investido sua própria fortuna, com a ajuda de pessoas e pequenos negócios locais, Dave abriu a primeira unidade de seu banco em um prédio onde antes era uma floricultura.
Assim, mesmo sem licença que legitimasse os investimentos e empréstimos de seu “banco”, Dave passou a emprestar seu próprio dinheiro para membros de sua comunidade e pequenos negócios. Em pouco tempo sua iniciativa mudou para sempre a vida das pessoas que viviam em sua cidade.
Concorrentes desleais são foram reais
Ao contrário do filme, onde David precisa enfrentar o boicote dos donos de grandes bancos insatisfeitos com seu negócio, na vida real não houve nada de tão dramático.
Conforme revelou em entrevistas, Dave chegou a receber conselhos de gerentes financeiros sobre o perigo que poderia estar correndo ao usar o nome banco, e realizar seus empréstimos, porém, não houveram atitudes mais drásticas por parte de seus concorrentes.
O negócio de Dave ainda não é realmente um “banco”
Mesmo com mais de 10 anos de operação e sucesso absoluto de seu negócio financeiro, a BSAL não conseguiu ser aprovado na inscrição federal para se tornar um banco propriamente dito.
Até agora seus investidores possuem um valor limitado que podem depositar e ele não pode usar a palavra “banco” para descrever a instituição.
Apesar disso, o BSAL é um caso de sucesso, tendo criado uma revolução na comunidade local tanto por seus empréstimos, quanto pelo bem que faz com todo os seus lucros sendo doados para melhorias na comunidade.
CONFIRA Também: 6 Lançamentos da Netflix em Dezembro de 2023, imperdíveis