Início » Filmes » Vida de maior astro de ação da história é DIGNA de seus filmes mais mirabolantes e está na Netflix. Vale a pena assistir?

Vida de maior astro de ação da história é DIGNA de seus filmes mais mirabolantes e está na Netflix. Vale a pena assistir?

Bruce Lee é considerado o maior artista marcial que o cinema já viu, e sua história é contada nesse filme. Saiba se vale assistir.


Dificilmente um fã de filmes de ação e artes marciais nunca ouviu falar no nome Bruce Lee, seja em referência direta ao astro, ou como algum tipo de alegoria.

Falecido aos 30 e poucos anos, a vida do astro certamente foi repleta de momentos marcantes, e alguns desses acabaram indo para no filme Dragão: A História de Bruce Lee, que já há alguns dias segue entre os mais assistidos da Netflix.

O longa é uma obra de 1993 que na época de seu lançamento foi um dos maiores sucessos de bilheteria para um filme de gênero biográfico. Apesar disso, sabemos bem que nem sempre um grande número de audiência significa que um filme tem qualidade.

Dessa forma, nesse texto, além de te contar mais detalhes sobre Dragão: A História de Bruce Lee, também te daremos uma breve análise sobre se vale ou não a pena assistir o filme.

Confira!

Sobre Dragão: A História de Bruce Lee

vida-de-maior-astro-de-acao-da-historia-e-digna-de-seus-filmes-mais-mirabolantes-e-esta-na-netflix-vale-a-pena-assistir-dragao-a-historia-de-bruce-lee

Nascido em uma tradicional família de Hong Kong, Bruce Lee (Jason Scott Lee), foi um garoto treinado desde cedo nas artes-marciais chinesas.

Quando jovem, no entanto, uma briga o obriga a deixar seu país, e seguindo o conselho de seu pai, Bruce acaba se mudando para os EUA.

No país americano, Bruce vai em busca do sucesso tão almejado por seu velho pai, e decide iniciar sua trajetória dando aulas a estudantes de universidade.

A partir daí diversos desafios atravessam o caminho do jovem asiático, que para chegar ao estrelato precisou enfrentar xenofobia e perigos físicos que por diversas vezes, ameaçaram tirá-lo para sempre do jogo.

Dragão: A História de Bruce Lee é um longa do diretor Rob Cohen, baseado no livro Bruce Lee: The Man Only I Knew (Bruce Lee: O Homem que Só Eu Conheci em tradução livre), escrito em 1975 pela viúva do astro, Linda Lee Cadwell.

Cadwell, aliás serviu como consultora do filme ao lado de seu filho Brandon Lee. Ambos concederem inúmeras entrevistas à Cohen à época da produção.

Além de Jason Scott Lee, o elenco do filme também conta com Lauren Holly, Robert Wagner, Michael Learned, Nancy Kwan, Kay-tong Lim, entre outros.

Vale a pena assistir ao filme na Netflix?

Dragão a história de bruce lee

Dragão: A História de Bruce Lee certamente traz muito da essência que o astro transbordava em seus clássicos dramas marciais, e conta com muitos pontos altos. Porém, é difícil considerar esse filme como uma adaptação da história real de Bruce Lee.

Logo no início do longa, o espectador é atraído para uma cena onde um pequeno Bruce passa a ser perseguido por um demônio. Logo depois, descobrimos que o episódio não passou de um sonho do pai do garoto.

O problema é que essa cena é apenas uma amostra do misticismo irreal que ronda uma parte considerável da narrativa.

Ainda que quem conheçe um pouco mais da história da família Lee saiba que questões misteriosas sempre fizeram parte de suas vidas, a forma “brega” como o filme decide inserir esse assunto no enredo, descaracteriza bastante o que se pode esperar da adaptação de uma história real.

Outro ponto que pode ser um impasse – a depender do gosto do espectador – é a dramatização das cenas de luta do filme. Tudo é muito montado, e impossível de acreditar que algumas passagens realmente poderiam ter acontecido na vida real.

Isso, no entanto, foi uma decisão pré-concebida do diretor, que achou por bem dar à biografia de Lee o mesmo tom dos filmes nos quais o ator estrelou.

Bem ou mal, é inegável que as coreografias apresentadas em Dragão são quase irretocáveis, e dão um tom de diversão irresistível ao longa.

Ainda assim, novamente batendo nessa tecla, com cenas como a da luta contra os cozinheiros de um restaurante, é um pouco difícil levar esse filme à sério como biografia.

Mas então isso quer dizer que não vale a pena assistir Dragão: A História de Bruce Lee?

A resposta é: nada disso! 

Quem ama filmes clássicos de artes marciais vai encontrar conteúdo de qualidade nesse longa e atuações muito competentes de todo o elenco.

A história, apesar de não ter muito compromisso com fatos, é cativante e ritmada na maior parte do tempo, até impressionante e dados momentos, como na preparação de Lee antes de entrar no tatame.

Em resumo, um bom filme e com a cara da década de 90.

Em sentidos gerais, para quem não espera um grande aprofundamento na verdadeira história de Bruce LeeDragão é um belíssimo filme de artes marciais. E sim, vale a pena assistir na Netflix.

CONFIRA Também:

Clássico de Steven Spielberg sobre o holocausto chegou à Netflix e vem tirando LÁGRIMAS dos assinantes; vale a pena assistir!

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.