Emily em Paris | Governo da Ucrânia critica série por reforçar estereótipos do país
O ministro Oleksandr Tkachenko, responsável pela pasta da cultura na Ucrânia, comentou sobre os estereótipos de Petra em "Emily em Paris".

Uma das séries de maior sucesso da Netflix ganhou uma nova temporada! A comédia “Emily em Paris“, estrelada por Lily Collins, retornou para o seu segundo ano no serviço de streaming, e com isso, os espectadores foram apresentados a diversos novos personagens que agitam o enredo dos novos capítulos. Uma dessas é a ucraniana Petra, personagem polêmica apresentada no 2° ano.
O lado mais despojado e inconsequente da personagem, entretanto, parece não ter agradado muito aos ucranianos que acompanham a produção. A repercussão no país foi tanta que o governista Oleksandr Tkachenko, atual Ministro da Cultura da Ucrânia, emitiu uma nota em seus canais onde critica a série e a personagem. Confira:
“Em ‘Emily em Paris’ nós temos uma caricatura de uma mulher ucraniana, o que é inaceitável. Por outro lado, também é ofensivo. Os ucranianos serão vistos dessa forma lá fora? Como quem rouba, quer ter tudo de graça, tem medo de deportação? Este não deveria ser o caso. Nós teremos que continuar lutando contra estereótipos. Porque nos anos 90 e 2000 os caras da Ucrânia foram retratados, em sua maioria, como gangsters, e isso mudou com o tempo.
O portal estadunidense The Wrap chegou a entrar em contato com a Netflix sobre os comentários feitos pelo governante, mas a gigante de mídia não respondeu as alegações a tempo. Assim que isso ocorrer, essa notícia será atualizada com a versão dos fatos como apresentados pelo streaming.
Essa não é, entretanto, a primeira vez que “Emily em Paris” é acusada de reforçar estereótipos locais. A primeira temporada do título foi amplamente criticada após mostrar um lado caricato dos parisienses, retratando a cultura e os povos locais através de uma ótica notavelmente norte-americana.
E você, o que achou de Petra na 2ª temporada de “Emily em Paris“? Compartilhe suas opiniões com a gente, e para mais informações sobre a série e todas as outras produções originais do streaming, fiquem ligados aqui no Sobre Sagas!
Fonte: The Wrap