Início » Filmes » Entenda o final SURPREENDENTE de “As Três Filhas”, novo filme da Netflix

Entenda o final SURPREENDENTE de “As Três Filhas”, novo filme da Netflix

O final de "As Três Filhas", um dos melhores e mais emocionantes filme desse ano na Netflix, é cheio de significados. Entenda os detalhes.


As Três Filhas é o mais recente filme da Netflix, emocionante e com um final surpreendente (especialmente para o gênero drama) que pode ter deixado algumas perguntas na cabeça de quem já assistiu.

O filme, dirigido por Azazel Jacobs, explora o drama familiar de três irmãs que se reúnem para lidar com os últimos dias de vida do pai, Vincent (Jay O. Sanders), que está em estado terminal. Embora o enredo seja centrado na morte iminente de Vincent, o final extremamente significativo de As Três Filhas é o que mais impacta o espectador.

Entenda o Final de As Três Filhas

O enredo de “As Três Filhas”

A trama de As Três Filhas se desenvolve quase inteiramente dentro do apartamento de Vincent, em Nova York.

Suas filhas, Rachel (Natasha Lyonne), Katie (Carrie Coon) e Christina (Elizabeth Olsen), têm uma relação tensa e distante, que ficou pior pelas diferentes formas de como cada uma lida com a doença do pai.

Rachel cuida de Vincent sozinha, enquanto lida com o estresse fumando maconha. Katie tenta manter o controle de tudo, e Christina busca manter a paz entre as irmãs.

A convivência forçada traz à tona antigas tensões, mas também uma oportunidade de reconciliação.

O discurso de Vincent no final de “As Três Filhas”

No final de As Três Filhas, logo antes da morte de Vincent, ocorre uma reviravolta que confunde realidade e fantasia.

As três filhas ajudam Vincent a se mover para sua poltrona favorita, e, de repente, ele se levanta, caminha pela sala e faz um discurso comovente.

Ele fala sobre seu amor por Nova York, revisa seu próprio obituário e afirma que considera Rachel tanto sua filha quanto Katie e Christina. Além disso, ele acaba revelando para as outras duas, como Katie sentia falta das irmãs e como ficou triste quando Katie foi para a faculdade. Por fim, ele fala que acredita que as três poderão se reconciliar finalmente depois de sua partida.

Essa cena surpreendente emociona as filhas, até que o final corta para a realidade.

O “retorno” de Vincent foi uma metalinguagem do filme

Embora a cena do discurso pareça ser um momento “milagroso” de superação física de Vincent, logo descobrimos que ela não aconteceu de verdade.

Essa sequência simboliza os últimos momentos de vida do personagem, uma espécie de despedida idealizada, enquanto verdadeiro Vincent está morrendo em silêncio, cercado pelas filhas, ainda em sua poltrona.

As Três Filhas usa essa fantasia para reforçar um ponto que Vincent havia comentado com Christina: a morte nos filmes é frequentemente romantizada, diferente da realidade, onde o verdadeiro impacto é sentido pela ausência.

Assim, a cena de Vincent se movendo e falando com suas filhas é uma espécie de metalinguagem que o filme faz, idealizando como muitos filmes acabam tratando esses momento de perda, dando uma última chance a quem está morrendo de falar tudo o que sempre quis, quando na vida real isso quase nunca acontece.

O que o final de “As Três Filhas” significa?

O final de As Três Filhas parece ter dois fortes significados. O primeiro é uma espécie de “moral da história” ao lembrar o espectador de que pode não haver tempo para esclarecimentos antes de se deixar esse mundo.

A cena de Vincent se levantando e dando seu discurso, e logo aparecendo no mesmo estado “vegetativo” em sua poltrona, porém, com um olhar forte, sugere que a cena é exatamente o que ele pensava que deveria ter dito às filhas antes de partir. Porém, por qualquer motivo, nunca fez isso e nunca mais poderia.

Ou seja, de uma forma mais simplista, o filme sugere que é melhor falar o que se deseja, para quem se ama, enquanto se pode.

Já o segundo significado é uma reflexão sobre o papel da ausência e o impacto da morte na dinâmica familiar.

Mesmo que Vincent não tenha realmente se levantado para se despedir das filhas, sua morte provoca uma espécie de reconciliação entre as irmãs. Ao final, as três se reúnem de uma forma mais próxima, algo que Vincent esperava que acontecesse.

Rachel, que cuidava do pai, tenta seguir em frente, enquanto Katie e Christina parecem mais abertas a reconstruir suas relações.

O filme termina com Rachel aparentemente sozinha e ainda em luto. Porém, o final, com a voz da irmã surgindo sem no entanto mostrá-la, sugere que provavelmente elas não vão se permitir ficar longe novamente, e que vão tentar superar a perda juntas.

Assim, se você ficou se perguntando sobre o final de As Três Filhas, a mensagem parece ser que a ausência de Vincent é o acabou unindo suas filhas, mais do que qualquer palavra dita em vida.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.