Água com açúcar? Entenda por que “Conselheira do Amor” é um filme “ame ou odeie” da Netflix

Desde que estreou na Netflix, o filme original Conselheira do Amor” tem se destacado entre os assinantes da plataforma. Apesar do sucesso, contudo, ele tem se apresentado como um longa “ame ou odeie”.

Essa divisão entre as opiniões se devem, em maior parte, às expectativas que os públicos criaram em relação ao longa. Confira, nos tópicos a seguir, detalhes sobre o enredo e por que o longa divide opiniões:

Conheça a trama de “Conselheira do Amor”:

Conselheira do Amor
Azra se destaca por fornecer conselhos sobre a vida e relacionamentos (Imagem: Reprodução/Netflix).

A princípio, o enredo central de Conselheira do Amor” gira em torno da vida da jovem Azra, que encontrou uma maneira bastante peculiar de explorar sua leitura e habilidades sociais. Disfarçada de professora particular, ela começa a oferecer coaching para jovens – que compartilham com ela detalhes sobre sua vida pessoal e relacionamentos.

Tudo muda, contudo, quando a protagonista se aproxima de uma adolescente com problemas bastantes intensos. Na tentativa de abordar Utku romanticamente, ela recorre à ajuda de Azra – que compartilha com ela algumas premissas acerca dos pensamentos de homens e mulheres.

A amizade recém-estabelecida, entretanto, deixa Azra em um contexto pouco favorável. Os dilemas da adolescente, então, fazem com que a protagonista se questione sobre os elementos de sua própria vida. Afinal de contas, por que mesmo com tanta experiência, Azra ainda encontra dificuldades para se compreender e encontrar o par ideal? Conseguirá ela lidar com os novos dilemas apresentados?

Por que “Conselheira do Amor” divide opiniões?

Conselheiro do Amor
Filme turco não tem permitido meios-termos: o público ama ou odeia (Imagem: Divulgação/Netflix).

Como dito anteriormente, boa parte dos conflitos de opiniões acerca do filme dizem respeito às expectativas criadas pelo público. Com menos de 90 minutos de duração, o filme pode se apresentar como a escolha perfeita para quem busca um entretenimento leve, rápido e descontraído – mas tudo isso tem um custo.

A princípio, a premissa de Conselheira do Amor” já impõe uma decisão criativa importante para o filme: ao se envolver em diversos casos, Azra é bombardeada por histórias das mais diversas pessoas e dos mais vários contextos. Aqui, apesar de dar um panorama do caos em que a personagem mergulha, o filme decide simplificar a trama e apresentar os conflitos por cima.

Simplificar a trama, inclusive, é um termo chave para compreender o sucesso de Conselheira do Amor” entre parte do público. Ao se esquivar de tramas secundárias, o longa consegue ir direto ao ponto e focar o enredo em quem realmente importa.

A contrapartida disso, é claro, está no fato de que o título perde sua complexidade, o que decepciona os espectadores que aguardam algo mais intenso e envolvente. É exatamente nessa balança que Conselheira do Amor” decide se enveredar sempre pelo que é mais fácil.

Ônus vs. bônus do filme

Filme conta com vários ônus e bônus em sua experiência (Imagem: Divulgação/Netflix).

O bônus dessas decisões é claro: o filme não requer muita atenção. É a escolha perfeita para quem quer algo para assistir enquanto faz as unhas ou realiza alguma outra tarefa repetitiva. Ainda assim, é seguro dizer que o longa não falha em deixar suas mensagens claras e algumas lições importantes para o público.

Já o ônus, contudo, é o que tem sido denunciado pelos que odeiam: é um filme água com açúcar. Não espere inovações, grandes  revelações ou reviravoltas chocantes. Conselheira do Amor” não entrega nada além do que promete: um entretenimento leve, raso e sem complexidade. Caso esteja em busca de algo que te faça refletir profundamente, talvez seja melhor navegar mais no catálogo.

CONFIRA Também:
Leve e despretensioso, filme turco é CAMPEÃO de audiência na Netflix. Vale a pena ou é só “mais do mesmo”?

Por fim, queremos saber: você amou ou odiou o filme turco Conselheira do Amor“? Quais são suas opiniões sobre o longa da Netflix? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve o longa e os demais títulos da plataforma, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Veja mais ›
Fechar