Entenda por que “Pinóquio” é um dos favoritos da Netflix ao Oscar de 2023
O filme "Pinóquio" é uma das grandes apostas da Netflix ao Oscar de 2022. Entenda por que o longa tem chances de levar prêmios.
Desde que o cineasta Guillermo Del Toro anunciou que produziria uma adaptação de “Pinóquio“, o público da Netflix tem contado os dias para o lançamento do longa.
Agora, que ele já está disponível para todos os assinantes, muitos espectadores e críticos têm indicado que ele é um dos favoritos ao Oscar 2023. Nesse sentido, o Sobre Sagas elencou alguns motivos pelos quais ele tem grandes chances de levar a estatueta. Confira:
“Pinóquio” é uma animação em stop motion
Primeiramente, um grande motivo para que “Pinóquio” se destaque na temporada de premiações está no estilo de animação utilizado no filme. Ao contrário da renderização, os criadores utilizaram bonecos e cenários reais para gravar a trama. Esse estilpo, portanto, implica em um trabalho artesanal e artístico muito grande – e a Academia certamente levará isso em consideração.
Guillermo Del Toro é queridinho da Academia
Outro grande destaque positivo de “Pinóquio” está em sua direção. Indicado cinco vezes ao Oscar, o diretor conta com duas estatuetas pelo seu trabalho em “A Forma da Água” (2018). Dito isso, é seguro dizer que Del Toro é uma das principais referências de cineastas da atualidade, e isso deve ser levado em consideração.
“Pinóquio” reinventa história clássica
Da mesma forma que o estilo de animação, o enredo de “Pinóquio” também passou por modificações. Aqui, o filme ganha tons sombrios e adultos e debate temas relevantes ao avanço do fascismo na Itália. Assim, o enredo fica ainda mais complexo e apropriado aos públicos mais velhos – de onde vem, na maioria dos casos, os votos dos membros da Academia.
A comparação ajuda
Outro motivo pelo qual “Pinóquio” se destaca entre os demais filmes está no fato dele ser lançado em meio a outras produções de menor sucesso. É esse o caso do live-action lançado neste ano pela Disney+, que foi massacrado pela crítica. Em meio a tantas adaptações controversas, é bastante provável que o trabalho de Del Toro se destaque entre os demais.
“Pinóquio” tem chance ao prêmio da noite
Por último, outro grande destaque do filme está no fato dele ter altas chances de ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Nesse sentido, é seguro dizer que é difícil que filmes de animação concorram ao prêmio. Alguns poucos exemplos são “Up – Altas Aventuras” (2009) e “Toy Story 3” (2010). Nada impede, contudo, que “Pinóquio” quebre a hegemonia da Pixar e recebe uma indicação ao prêmio.
CONFIRA Também:
Guillermo del Toro fala sobre seu “Pinóquio” ser lançado no mesmo ano de outras adaptações
Já assistiu “Pinóquio” na Netflix? Quais são suas expectativas para o filme? Compartilhe-as com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve o longa, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!