Qual é o envolvimento de J.K. Rowling com “Hogwarts Legacy”? Divulgação do jogo reacende debate na internet. Entenda!
Quer entender qual é o envolvimento de J.K. Rowling com Hogwarts Legacy? A autora receberá dinheiro com o jogo? Confira as respostas!
Desde junho de 2020, quando a escritora britânica J.K. Rowling começou a compartilhar em suas redes sociais argumentos transfóbicos acerca de gênero, o nome da autora tem estado envolvido em diversas polêmicas.
Tudo ficou ainda mais intenso quando a escritora começou a utilizar seu dinheiro e alcance para promover lojas e instituições notoriamente transfóbicas, como a Wild Womyn Workshop.
Agora, que faltam poucos dias para que o jogo “Hogwarts Legacy” seja lançado, o nome da autora de “Harry Potter” voltou a estar em alta nas redes sociais. Na maioria dos casos, esses questionamentos se voltam para o envolvimento de J.K. Rowling na concepção e lucros do jogo. Entenda:
Qual é a relação entre J.K. Rowling e Hogwarts Legacy?
Desde que a autora fez publicações transfóbicas em suas redes, é notório que a equipe criativa de “Hogwarts Legacy” tem tentado desvincular o game da reputação de Rowling. Em uma nota passada, o estúdio responsável já revelou que a escritora não tem participação ativa na criação e desenvolvimento do jogo, embora sua equipe tenha participado.
Anteriormente, inclusive, os desenvolvedores de “Hogwarts Legacy” confirmaram que será possível criar personagens trans no jogo – uma medida que busca acrescentar representatividade e diversidade ao contexto do game.
A pergunta, então, passa a girar em torno da participação de J.K. Rowling nos lucros de “Hogwarts Legacy” e como um possível boicote afetaria não apenas elas, mas também toda a equipe de criação e desenvolvimento por trás do projeto.
J.K. Rowling receberá dinheiro de “Hogwarts Legacy”?
Para a decepção dos fãs que, apesar da transfobia de J.K. Rowling, queriam consumir o jogo com a consciência livre de estar financiando uma pessoa transfóbica, temos uma triste notícia: J.K. Rowling receberá royalties expressivos dos lucros do jogo.
Para além do estúdio Portkey Games, selo da Warner Bros. Interactive Entertainment, a autora dos livros dever ser a pessoa que mais lucra com os royalties de venda do jogo.
De acordo com uma publicação do desenvolvedor Crystal Frasier, a equipe de desenvolvimento e criação do jogo já recebeu os valores estabelecidos em contrato, e não participará das porcentagens de vendas de “Hogwarts Legacy“. Nesse sentido, a parte mais expressiva dos lucros vão diretamente para a Warner Bros., enquanto Rowling receberá uma porcentagem referente ao uso de sua propriedade intelectual.
Em termos jurídicos, é legal e consistente que Rowling se beneficie dos lucros do jogo – já que parte considerável de “Hogwarts Legacy” deriva de suas criações. Apesar disso, a discussão moral acerca de financiar ou não uma pessoa que investe seu dinheiro em causas transfóbicas continua gerando discussões. Confira:
Internet debate sobre financiar transfobia de J.K. Rowling
Hogwarts Legacy é talvez o jogo mais difícil de se lidar desse ano.
Não tem como não associar com a J.K Rowling. Ela vai receber um cheque bem gordo das vendas do jogo e não dá pra ficar suave com isso não. https://t.co/hUhs9p0UB7
— Igor 橋 (@pontes_igor) January 17, 2023
“Ah mas Rowling já ganhou o dinheiro.”
Rowling é Harry Potter.
Transmitir Hogwarts Legacy em live, pra uma comunidade, é fazer aquela parcela de pessoas atacada pela autora ter péssimos sentimentos sobre seu lugar no mundo.
Não traremos o jogo no nosso canal.
— Matheus Joy Boy (@matheusjoyboy) January 18, 2023
J.K Rowling ja n recebeu IP pelo jogo? Ou seja, ela ta paga de qq jeito, comprar ou n o jogo n vai dar dinheiro a ela, então pq não? Talvez possa dar mais visibilidade p saga de HP e juntamente p autora tbm, mas vamos ser sinceros? Existe alguém em 2023 q n conhece Harry Potter? pic.twitter.com/4uLR7vYhTR
— Pedro Parker (@soueujotinha) January 18, 2023
o mundinho gamer é lotado de escândalo de exploração e abuso de funcionários e eu NUNCA vi essa discussão sobre boicotar jogo grande envolvido nessas tretas
JK Rowling a PRIMEIRA pessoa problemática do planeta https://t.co/xKOeMWUgVg
— jessie (@twtJessie) January 18, 2023
ou, cresce aí
jogando jogo de bruxinho de livro pra criança botando dinheiro no bolso de transfóbica— oi, juvi (a webnamorada do brasil) (@oijuvi) January 18, 2023
Não vou me privar de curtir um jogo foda só pra boicotar a J.K. Rowling
— Diditto (@dilsupereira) January 18, 2023
O trágico nessa treta toda do Hogwarts Legacy, é que eu sou talvez a ÚNICA profissional trans que trabalha na cobertura de games, pelo menos é o que eu vejo nas salas de imprensa de eventos. E são pessoas como a J. K. Rowling que nos afastam de empregos e até tiram nossas vidas.
— Rebeca ? (@rebecarainbow) January 18, 2023
não bastasse a polêmica da transfobia, o enredo de Hogwarts Legacy ainda conta com bruxo acabando com insurreição de globins que só querem independência e exploração de elfos domésticos. não aprenderam nada esses anos todos msm pqp
— thalesito (@thalesissimo) January 18, 2023
quando você cria desculpa pra dar palco/grana pra hogwarts legacy/harry potter eu entendo isso aqui: “sua vida não importa o suficiente pra eu parar de consumir um jogo/filme/livro de crianças mágicas”
pessoas reais morrem por causa de transfobia, transfobia essa que a jk apoia
— RedMake ?️⚧️♿️ (@theredmake) January 18, 2023
comprou o jogo do hp? tá apoiando transfobia
“ah, mas…” nada, o dinheiro tá indo direto pra uma mulher assumidamente transfóbica e ela VAI usar o dinheiro pra “causa” dela
ponto final
— carol | ffxiv 6.3 (@semrotonina) January 17, 2023
CONFIRA Também:
Helena Bonham Carter defende J.K. Rowling e Jonnny Depp e se envolve em polêmica
Por fim, queremos saber: você pretende comprar o jogo “Hogwarts Legacy“? Quais são suas opiniões sobre as opiniões recente de J.K. Rowling? Compartilhe-as com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve o game, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!