Eternos | Ikaris realmente morreu? Entenda a relação com lenda de Ícaro
Já assistiu "Eternos" no cinema? Ficou sem entender se Ikaris morreu na cena em que se aproxima do sol? Nos aprofundamos um pouco na questão!

Um dos filmes mais aguardados do ano acabou de chegar nos cinemas! O longa “Eternos“, dirigido pela premiada cineasta Chloé Zhao, estreia hoje na maior parte das salas de cinema brasileiras, e com isso, diversas dúvidas sobre o enredo do filme surgem entre os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel.
Uma das questões mais relevantes se tratam, inquestionavelmente, da [SPOILERS] possível morte do personagem Ikaris (Richard Madden), que toma uma decisão radical após ser neutralizado e ter seus objetivos frustrados pela força-tarefa dos seus próprios companheiros de batalha.
Sabendo que a questão pode ter ficado confusa para alguns espectadores do filme o Sobre Sagas resolveu se aprofundar um pouco mais no assunto e investigar a possibilidade de Ikaris ter realmente morrido no terceiro arco de “Eternos“. Confira:
Eternos: Ikaris realmente morreu?

Um dos principais trunfos de roteiro de “Eternos” se dá através da revelação que Ikaris, na verdade, não estava agindo do lado que parecia estar. Através do recurso de cronologia descontinuada, a Marvel explora ações passadas do personagem que comprovam que ele, na verdade, é a favor dos acontecimentos da emergência, e com isso, da eliminação de toda a raça humana em prol do surgimento de um novo Celestial, capazes de criar novas galáxias.
Um dos pontos que mais mexeu com o personagem, entretanto, foi o assassinato da personagem Ajak (Salma Hayek), que até então era líder do grupo de heróis. Em toda sua trajetória, Ikaris demonstra certa dualidade em relação às suas ações, e apesar de acreditar que os fins justificam os meios no terceiro ato do filme, o roteiro ainda é capaz de impedir que o personagem se encaixe completamente na categoria padrão do que se espera de um antagonista.
Após ser imobilizado durante a batalha final, Ikaris chega a demonstrar certa vergonha frente aos seus colegas de equipe, em uma clara referência à lenda de Ícaro, já citada anteriormente no longa, ele parte em direção ao sol no que parece ser seu último ato enquanto Eterno. Neste ponto, portanto, o filme dá a entender que o personagem quis morrer no contexto do Universo Cinematográfico da Marvel.

Apesar da clara insinuação da Marvel que o personagem de fato morreu, é necessário que se faça uma ressalva: ao se tratar de personagens do MCU, um personagem só pode ser considerado morto quando seu corpo é mostrado no enredo do filme. E ainda assim, há exceções explícitas para essa regra, como foi o caso de Loki por diversas vezes, por exemplo.
As chances do personagem ter realmente morrido, entretanto, são potencialmente relevantes: além de fazer sentido dentro da linha de lutar pelo que acredita ou morrer tentando, a morte do personagem carrega um sentido poético gigante ao aproximar sua trajetória com a lenda de Ícaro, encerrando seu arco com o mesmo dualismo em que ele foi apresentado pelo roteiro do filme.
Relação da morte de Ikaris com a Lenda de Ícaro

Para quem não tem familiaridade com a mitologia grega, a Lenda de Ícaro se trata de de um conto que remete aos mitos do Labirinto de Creta. De acordo com os contos clássicos, o arquiteto Dédalo foi responsável pelo projeto do famoso labirinto, onde vivia o Minotauro. Quando Teseu derrota a criatura, entretanto, o Rei Minos aprisiona Dédalo e seu filho no labirinto.
Na tentativa de fugir do local, Dédalo constrói asas com penas de gaivotas e cera de abelhas. Antes de partir, ele orienta Ícaro a voar em uma altura consideravelmente baixa, já que o calor do sol pode derreter a cera que cola suas asas. Durante o vôo, entretanto, Ícaro acreditou ser tão poderoso quanto um deus e tentou se aproximar cada vez mais do sol. Foi aí que, tal como alertado, suas asas derreteram e o personagem faleceu ao cair no mar Egeu.
Tal como Ícaro em sua lenda de origem, Ikaris também se desafiou a testar seus limites para defender o que acredita. No processo, ele desconsiderou os alertas e os pedidos de sua própria família na tentativa de garantir as vontades divinas dos Celestiais. Seu encerramento, portanto, não poderia ser outro a não ser cair ao tentar voar muito próximo do sol, o que acrescenta um toque de metáfora e referências ao enredo cheio de significados proposto por Chloé Zhao.
CONFIRA Também:
Eternos | 2ª cena pós-crédito explicada: Quem é o Cavaleiro Negro? E a Espada do Ébano?
E você, acredita que Ikaris morreu ou não? O que achou das referências que “Eternos” fez em relação à lenda de Ícaro? Já conhecia a história antes? Para mais informações sobre o filme e todas as outras produções da Marvel, fiquem ligados aqui no Sobre Sagas!