Ex-ministro Inglês, Tony Blair já detonou a série The Crown: “lixo total”
O ex-ministro inglês Tony Blair fez duras críticas à série "The Crown" da Netflix, chamando o seriado de "um lixo total".
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, fez duras críticas à série de sucesso da Netflix, “The Crown”, descrevendo-a como “lixo total”. Blair reprova principalmente a representação fictícia de eventos durante seu mandato como líder do governo britânico na década de 1990.
A polêmica série televisiva, que está prestes a lançar sua quinta temporada, foi criticada por retratar o Príncipe Charles, interpretado por Dominic West, buscando supostamente apoio de Blair para sua ascensão ao trono e seu casamento com Camilla Parker Bowles. Blair negou essas alegações, afirmando que são invenções e não condizem com a realidade histórica.
O ex-primeiro-ministro, Sir John Major, também personagem na série, juntou-se a Blair nas críticas, chamando-a de “ficção nociva”. Major expressou preocupação com o potencial impacto da série sobre a família real, que recentemente passou pelo luto da rainha.
“Será profundamente doloroso para uma família que ainda está de luto pela mesma pessoa em cuja vida todo o drama foi fundado. A Netflix pode muito bem considerar que qualquer publicidade é boa publicidade. Mas garanto-lhes que não – ainda mais quando desrespeita a memória de quem já não vive, ou põe palavras na boca de quem ainda vive e não tem condições de se defender”, diz o ex-ministro.
O ex-vice-primeiro-ministro, Lorde Heseltine, apoiou essa posição, ressaltando a importância de retificar a narrativa apresentada ao público, especialmente considerando a posição vulnerável da família real para se defender.
“Mas isso simplesmente não é bom o suficiente. Se todos sabem, por que não reconhecer isso? Sem tal ação, muitos milhões – em todo o mundo – ainda poderiam ser influenciados por um roteiro prejudicial e ficcional, que reivindica ‘autoridade’ ao ser intercalado com fatos históricos. O entretenimento é uma grande e gloriosa indústria que traz enorme prazer para muitos milhões. A Netflix não deve rebaixar isso com retratos que são prejudiciais e falsos”.
Por outro lado, o ator Khalid Abdalla, que interpreta Dodi Fayed em “The Crown“, defendeu a produção. Ele afirmou que o programa tem um espírito de reverência pela família real e busca contar essas histórias de maneira completa e bonita.
Em resposta às críticas, a Netflix adicionou um aviso no trailer de uma das temporadas, alertando que se trata de uma dramatização baseada em eventos reais. Contudo, Blair argumentou que esse aviso é insuficiente e deveria ser exibido no início de cada episódio para evitar que os espectadores confundam a dramatização com fatos históricos.
“A ficção não deve ser desfilada como fato. Acho que a Netflix continua se recusando a divulgar um aviso no topo dos créditos de abertura, com base em que ‘todo mundo sabe que esta é uma série dramática’”, complementa Tony.