Ferry: conheça ‘Janus van Wessenbeeck’, criminoso que inspirou a série
Os mundos do cinema e da televisão são frequentemente inspirados por histórias da vida real. Um exemplo disso é a série “Ferry”, que tem uma trama inspirada na história real de um traficante chamado Janus van Wessenbeeck.
Conheça mais sobre a história real por trás dessa produção que conta a história de um criminoso em busca de vingança.
Quem é Janus van Wessenbeeck?
Janus van Wessenbeeck foi um gângster que se destacou no mundo do crime. Ele tinha uma rota de comércio estabelecida entre a Holanda e a Bélgica, sendo responsável pelo contrabando de uma grande quantidade de drogas.
Na década de 1990, chegou a ser preso com 865.000 pílulas de ecstasy. Sua atuação criminosa chamou a atenção das autoridades, resultando em sua prisão em diversas ocasiões.
No entanto, algo que chama a atenção em sua história é o fato de que Janus foi libertado antes de cumprir a pena total, após sua última prisão em 2011. Essa situação gerou certo grau de polêmica e alimentou ainda mais os rumores e lendas em torno de seu nome.
Sua vida e feitos serviram de inspiração para a criação do personagem de Ferry Bouman na série “Ferry: A Série” e em outras duas produções anteriores.
Conheça a história de “Ferry: A Série”
“Ferry: A Série” é uma prequela do filme “Ferry”, lançado pela Netflix em 2021. A trama gira em torno do personagem principal, Ferry Bouman, interpretado por Frank Lammers.
Ferry é membro de uma gangue e busca vingança após um ataque ao seu grupo. Além disso, ele enfrenta problemas financeiros e familiares, buscando soluções através do envolvimento com o comércio de drogas.
Ao se deparar com uma operação policial que apreende uma grande quantidade de pílulas de XTC, Ferry se vê imerso em uma jornada cheia de decepção e violência.
A série retrata a história do personagem antes de se tornar o chefão do tráfico, apresentando, inclusive, o casal Ferry e Danielle, fundamental para a trama do filme “Ferry”.
Conforme já adiantamos, história da série é inspirada na vida real de Janus van Wessenbeeck, o gângster holandês que deu origem ao personagem de Ferry Bouman.
Série “Operação Ecstasy”: Primeira produção sobre essa história real
Antes do lançamento da série “Ferry: A Série”, foi produzida a série “Operação Ecstasy” na Holanda. Essa produção foi um sucesso em território holandês e conta a história da prisão de Ferry Bouman, também interpretado por Frank Lammers.
A trama se concentra nas atividades criminosas de Ferry e na operação policial que o levou à prisão. A série se tornou tão popular que decidiram transformar a história no filme “Ferry”.
Conheça o filme “Ferry”
O filme “Ferry” foi lançado após o sucesso da série “Operação Ecstasy”. A trama do filme acompanha a ascensão de Ferry no submundo do tráfico de drogas, enquanto ele enfrenta as adversidades financeiras e pessoais que moldam seu caráter e influenciam suas decisões.
Assim como “Operação Ecstasy”, o filme também teve sucesso suficiente para dar origem à outra produção, “Ferry: A Série”, lançada recentemente pela Netflix.
Confira também: Vingança a Sangue Frio: elenco completo do filme em alta na Netflix