Filme “A Hora do Vampiro” precisou de 50 anos e briga de Stephen King para não ir para o lixo
Prestes a estrear, o filme "A Hora do Vampiro" levou quase meio século para ser lançado e, mesmo pronto, correu risco de ser cancelado.
Depois de 50 anos de espera, uma adaptação fiel de A Hora do Vampiro (Salem’s Lot), baseada no romance homônimo de Stephen King, finalmente verá a luz do dia.
Enfrentando logos anos de desenvolvimento, adiamentos e incertezas, esta será a primeira versão cinematográfica direta do clássico de vampiros, que já foi adaptado anteriormente como minisséries para a TV.
“A Hora do Vampiro” levou quase 50 anos para chegar ao cinema
A Hora do Vampiro foi lançado em 1975 como o segundo livro de Stephen King, por isso é um dos preferidos do autor, assim como de sua base fiel de fãs.
Em quase 50 anos, esta será a primeira vez que a obra ganha uma adaptação cinematográfica.
A trama, que se passa em Jerusalem’s Lot, Maine, conta a história de Ben Mears (Lewis Pullman), um escritor que volta à sua cidade natal buscando inspiração e descobre que a comunidade está sob ataque de um vampiro.
A obra de King já foi adaptada como minisséries para TV duas vezes, em 1979 e 2004, mas essas versões tiveram recepções mistas.
A versão de 1979, dirigida por Tobe Hooper, foi muito elogiada pela crítica, por capturar o visual gótico da história. No entanto, essa adaptação tomou algumas liberdades com o enredo original, especialmente ao incluir elementos que não estavam no romance.
Já a versão de 2004, dirigida por Mikael Salomon, buscou modernizar a história, mas acabou sacrificando parte da atmosfera sombria e ameaçadora que King havia criado no livro, o que dividiu a opinião dos fãs.
E apesar de ter gostado, especialmente da primeira minissérie, Stephen King nunca demonstrou o mesmo entusiasmo por essas adaptações como vem fazendo com o filme de 2024.
Ele elogiou abertamente o novo filme, destacando que, pela primeira vez, a história está sendo adaptada de forma a capturar o terror psicológico e a atmosfera gótica presentes no livro.
Toda essa empolgação se deve ao fato de o diretor Gary Dauberman ter buscado criar uma versão mais fiel ao romance de King.
No entanto, até seu lançamento, desde que foi anunciado formalmente em 2019, o filme enfrentou muitos obstáculos até ganhar uma data de estreia.
Inicialmente, a Warner Bros. tinha planos de que o longa chegasse aos cinemas em 2022, no entanto, o lançamento sofreu uma série de adiamentos, motivados pela pandemia, greves de roteiristas e a reestruturação interna da Warner Bros. Discovery.
Além disso, a própria Warner Bros. Discovery passou por um período de incertezas, em que muitos filmes já prontos foram cancelados ou arquivados, o que acabou deixando os fãs e até o próprio Stephen King preocupados de que a “adaptação dos sonhos” de A Hora do Vampiro também acabasse nunca chegando ao público.
Stephen King comprou briga com a Warner para a liberação do filme
King desempenhou um papel fundamental na liberação do filme. Em fevereiro de 2024, o autor foi ao X (antigo Twitter) expressar sua insatisfação com a Warner Bros. Discovery por manter o filme engavetado.
Entre você e eu, Twitter, eu vi o novo SALEM’S LOT e é muito bom. Cinema de terror da velha guarda: construção lenta, grande recompensa. Não sei por que a WB está segurando; não é como se fosse constrangedor ou algo assim. Quem sabe. Eu só escrevi essa m****. — Stephen King (@StephenKing)
O apoio de King trouxe visibilidade ao filme e aumentou as expectativas e a cobrança do público para impedir que a produtora jogasse o longa no lixo.
O diretor Gary Dauberman, em entrevista ao GamesRadar+, reconheceu o impacto do apoio de King durante o período de incerteza. “Sou extremamente grato pelo apoio de Steve”.
Longa chega ao cinema em setembro e ao MAX em Outubro
Após anos de polêmicas e incertezas, A Hora do Vampiro será finalmente lançado, tanto nos cinemas, quanto no serviço de streaming Max.
O longa fara sua estreia no próximo dia 25 de setembro como o filme de abertura do Beyond Fest, festival de filmes de gênero, e depois disso, será lançado em cinemas da Europa no dia 11 de outubro.
No streaming o filme poderá ser visto mais cedo, já que ficará disponível para os assinantes do MAX já no dia 3 de outubro.
O trailer divulgado recentemente apresenta uma atmosfera sombria e fiel ao espírito do romance original, trazendo cenas de vampiros aterrorizando a pequena cidade de Jerusalem’s Lot.