Início » Serviços de Streaming » Netflix » Inexplicável: Conheça a história real que inspirou o emocionante filme brasileiro

Inexplicável: Conheça a história real que inspirou o emocionante filme brasileiro

"Inexplicável" chegou ao top 1 de filmes mais assistidos da Netflix, e se você já se emocionou, confira a história real que a inspirou.


Com um enredo que mistura drama familiar, superação e uma boa dose de fé, Inexplicável é um filme brasileiro que chegou à Netflix e é baseado em uma história real.

Dirigido por Fabrício Bittar, o longa é uma adaptação cinematográfica do livro O Menino que Queria Jogar Futebol, escrito por Phelipe Caldas, e narra a impressionante trajetória de Gabriel Varandas, um menino de apenas 8 anos que, em 2013, lutou pela vida contra um tumor cerebral maligno e complicações inesperadas.

Sobre o Filme

O enredo de Inexplicável gira em torno de Gabriel, que começa a sentir fortes dores de cabeça durante um jogo de futebol. Ao ser levado ao hospital, é diagnosticado com um tumor maligno no cérebro.

A partir daí, sua família se vê diante de uma luta pela vida, que envolve uma série de cirurgias e complicações graves.

O filme mostra a constante tensão entre a medicina e a fé, abordando com sensibilidade as dificuldades enfrentadas pelos pais, interpretados por Letícia Spiller e Eriberto Leão, ao lidar com a gravidade da situação.

A História Real por trás de “Inexplicável”

A história real do filme Inexplicável

A história real de Gabriel é ainda mais impressionante do que qualquer ficção.

Em 2013, Gabriel Varandas enfrentou uma batalha contra um tumor cerebral, com uma série de complicações que o colocaram à beira da morte. O diagnóstico inicial foi um choque: ele poderia ter um tipo de câncer cerebral extremamente agressivo, como o meduloblastoma ou o glioblastoma multiforme.

Porém, após uma biópsia, a descoberta de um astrocitoma pilocítico – um tumor menos agressivo – trouxe um alívio inesperado à família.

Mas os desafios não pararam por aí. Após a cirurgia para remoção do tumor, Gabriel desenvolveu meningite bacteriana e foi dado como desenganado por médicos, sendo até considerado em morte encefálica.

Essa fase de incerteza foi retratada de maneira fiel no filme, com destaque para a reanimação de Gabriel, um momento que muitos médicos definiram como um verdadeiro milagre.

Quando nada mais parecia funcionar, a equipe médica resolveu tentar uma medicação que estava em desuso, sendo este o passo que, de fato, salvou a vida de Gabriel.

O menino, fã do Fluminense e do jogador Fred, jogava no time de futsal Cabo Branco em sua cidade natal, João Pessoa. Uma das maiores emoções para a família foi a participação de Gabriel na final do Campeonato Paraibano de 2013, que ocorreu antes do diagnóstico, mas cuja premiação foi realizada depois que ele começou a se recuperar.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.