No twitter, J.K. Rowling zomba de campanha LGBTQIA+ no aniversário de um assassinato homofóbico
J.K. Rowling se aproveitou de erro de digitação da Polícia de Gales para zombar de campanha LGBTQIA+ como "sinalização de virtude".
Desde que começou a compartilhar opiniões abertamente transfóbicas em suas contas oficias, a autora britânica J.K. Rowling tem estado em alta nas redes: de um lado, pessoas que apoiam a causa LGBTQIA+ tem criticado duramente os posicionamentos da autora, e de outro, alguns fãs da escritora e da franquia “Harry Potter” defendem suas colocações em prol de uma possível “liberdade de expressão“.
Recentemente, outra polêmica que envolve o nome de Rowling tem circulado nas redes sociais: em uma publicação compartilhada na última segunda-feira (21) em sua conta do twitter, a escritora zombou de um tweet da polícia de Gales do Sul, onde a corporação defendia uma campanha LGBTQIA+ no aniversário de um caso de assassinato homofóbico local.
Não demorou muito para que os seguidores da escritora e os ativistas da causa LGBTQIA+ repercutissem o caso pela internet, denunciando o posicionamento da autora que até então não se retratou sobre a colocação. Entenda melhor o caso:
Entenda o caso e o tweet de J.K. Rowling:
Tudo começou quando a filial de combate à homofobia da polícia de Gales do Sul publicou um vídeo onde mostram viaturas que foram deslocadas para sinalizar uma campanha em combate a LGBTQIA+fobia. Em resposta, um cidadão local sugeriu que a polícia deveria parar de “sinalizar virtudes” e fazer seu trabalho. “Tenho certeza que as pessoas preferem ter esses dois carros patrulhando as ruas”, comentou o usuário.
Respondendo ao comentário, a página oficial da polícia de Gales do Sul comentou que “apoiar nossas comunidades não é sinalização virtual e nós não pediremos desculpas por fazer isso”. No caso, o administrador das redes da polícia acabou trocando os termos “sinalização de virtudes” por “sinalização virtual“. Confira:
Good evening, supporting our communities is not virtual signalling and we make no apologies for doing so.
— South Wales Police (@swpolice) March 19, 2022
Não demorou muito para que a autora fosse ao twitter para compartilhar o tweet do departamento de polícia. Na legenda, J.K. Rowling aproveitou-se do erro de digitação para criticar a ação ao dizer que “sinalização virtual” é a mesma coisa que “sinalização de virtude” para as pessoas que “não são realmente idiotas”.
Virtual signalling. Like virtue signalling, but for people who aren’t really arsed. #VirtualSignalling pic.twitter.com/HPmRVN1rRA
— J.K. Rowling (@jk_rowling) March 21, 2022
Após criticar o que seria essa “sinalização de virtude”, ao final do tweet a escritora ainda utilizou a hashtag #VirtualSignalling, que vinha sendo compartilhada por outros críticos da polícia local. Após as repercussões, contudo, a hashtag foi tomada por pessoas que criticaram o posicionamento da autora.
No mesmo dia, inclusive, também repercutiu na internet o fato da autora seguir a Fair Cop, página reacionária que reúne advogados e departamento de polícia críticos à ideia de gênero. Entre as publicações da página, é possível observar o uso da hashtag #SayYesToHate (Diga Sim ao Ódio) no Dia da Visibilidade Trans e imagens que comparam policiais sustentando a bandeira LGBTQIA+ com soldados nazistas.
Tweet da autora gerou repercussões
Não demorou muito para que o posicionamento de J.K. Rowling repercutisse, o que levou a autora a ser novamente criticada por sua LGBTQIA+fobia. Entre seguidores que a respondiam e comparações com a franquia, diversos posicionamentos foram marcados pela indignação com a autora. Confira:
Just this week, JK Rowling has vilified a Wales Police LGBTQ Network doing community outreach after a man was killed in a homophobic hate crime as “virtue signaling” and also spread misinformation from a now deleted Twitter account about transgender detransition. Its Monday.
— Jessie Earl ? Mission Chicago (@jessiegender) March 21, 2022
“Apenas nessa semana, JK Rowling difamou a Rede de Polícia LGBTQ de Gales que fazia uma divulgação à comunidade após um homem ser morto em um crime de ódio homofóbico como “sinalização de virtude” e também espalhou desinformação de uma conta atualmente deletada do twitter sobre destransição transgênero. É segunda-feira”
Just this… why do you hate us all so much? Come on. Tell us why and where the hate comes from? You can do it. We want to understand why? Who taught you your misinformation, hate and flamed your anger? You came out as a hater? You may as well tell the story? Your good at that. https://t.co/uACfNEBEyt
— Daniel Lismore (@daniellismore) March 22, 2022
“Apenas isso… por que você odeia tanto nós todos? Vamos lá. Diga-nos o porquê e de onde vem esse ódio? Você pode dizer. Nós queremos entender o porquê? Quem te ensinou sua desinformação, ódio e inflamou a sua raiva? Você se descobriu uma hater? Você pode contar a história? Você é boa nisso”
Repulsive, ignorant comment.
Here we see JK Rowling here attacking South Wales Police LGBT+ Network for community outreach work next to Bute Park – where Dr Gary Jenkins was murdered in a shocking homophobic attack.
Does the safety of LGBT people not matter to you at all?
— Benjamin Butterworth (@benjaminbutter) March 21, 2022
Comentário repulsivo e ignorante.
Aqui nós vemos JK Rowling atacando a Rede de Policia LGBT+ de Gales do Sul pelo seu trabalho próximo ao Bute Park – lugar onde o Dr Gary Jenkins foi assassinado em um chocante ataque homofóbico.
A segurança de pessoas LGBT não importa para você em nada?
When I came out at 15 and told my parents I was gay, I hid in my room and couldn’t stop crying. That night I read Prisoner Of Azkaban for comfort. I saw the world you created as a source of comfort and safety.
So, wow.
Every one of these tweets is a gut punch.— Sacha Coward (@sacha_coward) March 21, 2022
Quando eu me assumi aos 15 anos e contei para meus pais que eu era gay, eu me escondi no meu quarto e não conseguia parar de chorar. Naquela noite, eu li Prisioneiro de Azkaban para me confortar. Eu vi o mundo que você criou como uma forte de conforto e segurança.
Então, uau. Cada um desses tweets é um soco no estômago.
CONFIRA Também:
Animais Fantásticos | Quanto J.K. Rowling recebe por cada filme da franquia?
E você, o que achou da nova polêmica envolvendo a autora? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações e denúncias sobre o caso, fiquem sempre ligados no Sobre Sagas!