Justiça por Uphaar: 5 motivos para essa série ser INCRÍVEL, mas 1 motivo que pode ESTRAGAR a experiência para você!
"Justiça por Uphaar" é uma série indie baseada em história real, que apesar de ótima, pode não se a melhor opção para você. Entenda!
A série indiana “Justiça Por Uphaar” chegou há poucos dias ao catálogo da Netflix relatando um dos casos criminais mais marcantes e traumáticos da história da Índia.
A série conta em detalhes a luta de um pai e uma mãe para levar os responsáveis pela morte de seus filhos à justiça, após os adolescentes e outras 57 pessoas terem morrido em um incêndio negligente ocorrido em um cinema em Delhi em 1997.
Emocionante e impactante, a série vem recebendo inúmeros elogios do público e da crítica, e já é considerada um dos melhores lançamentos da Netflix nesse 2023, além de ser tida como a melhor produção indie da plataforma até agora.
Mas apesar de essa ser uma grande produção, a verdade é que 1 coisa faz com que ela não seja ideal para todas as pessoas. Não entendeu? Explicamos a seguir, logo após listar os motivos que fazem esse programa ser realmente incrível.
Os acertos de “Justiça por Uphaar”
No geral, são 5 grandes acertos que tem feito essa série se destacar em elogios.
Detalhes de uma história real chocante
O primeiro motivo que faz com que essa série seja incrível, é que o caso real que ela expõe é realmente contado em detalhes.
Justiça por Uphaar é baseado no livro Trial by Fire, escrito por Neelam e Shekhar Krishnamoorthy, os pais que iniciaram a luta judicial contra os culpados pelo incêndio que matou seus filhos.
Dessa forma, a série segue todos os passos do caso, desde a fatídica noite em que a tragédia aconteceu, passando pela história de cada um dos envolvidos, até o último julgamento do qual todos participaram. Tudo contado detalhadamente, para que o espectador não tenha dúvidas sobre o que realmente aconteceu.
Atuações grandiosas
Uma série com tantos detalhes e contando a história de duas pessoas tão conhecidas e influentes, precisava de atores com desempenho à altura.
Assim, tanto Rajshri Deshpande, quanto Abhay Deol vestem as personas de Neelam e Shekhar de forma grandiosa, a ponto de o público poder pensar que eles realmente são os pais da vida real.
Uma série corajosa que sabe de qual lado está
Em nenhum momento Justiça por Uphaar tenta aliviar ou fantasiar sua história de modo a transformá-la em um verdadeiro “show para a TV”.
A ideia adotada aqui é mantém-se fiel a sua base, assim tudo nela inspira crueza e uma realidade por vezes muito dolorosa. Não há opiniões em cima do muro, não há tentativas de justificar de qualquer maneira a culpa dos culpados, e não há receio em apontar o dedo para atos corruptos.
Essa série tem sua opinião formada sobre esse caso histórico, e defende-a inteiramente do início ao fim.
Direção de primeira
A qualidade de uma produção é elevada ou rebaixada pela visão de seu diretor, e em Justiça por Uphaar, a maior parte da qualidade é creditada à Prashant Nair e Randeep Jha que dirigiram os episódios.
Cada cena é construída para inspirar no público o mesmo senso de desespero e desamparo vivido pelas famílias das vítimas, seja em seu jogo de câmeras – por hora rápido, por hora capturando as minúcias emocionais de cada cenário – seja pela escolha de cores, ou direção de atores que mesmo quietos, demonstram em seus gestos o turbilhão caótico pelo qual estão passando.
O ponto de vista do luto
Por fim, o que mais se sobressai nessa série é o modo como ela trabalha o ponto de vista das famílias em luto.
Muito além de Neelam e Shekhar, o programa trabalha com muita sensibilidade a forma como as outras famílias dessa tragédia foram atingidas. Como o luto enterrou-se no cerne de cada uma delas, e as consequências geradas por ele.
É emocionante, difícil de acompanhar e de não se colocar no lugar de cada pai, mãe, filhos e irmãos, que de alguma forma precisaram lidar com tudo isso.
Mas por que essa série não é ideal pra todo mundo?
Como você deve ter percebido estamos falando de um programa bastante emocional, e que trata de um assunto muito complicado que é a perda de familiares de uma forma traumática.
Mais que isso, como dito, a série não abre mão de evidenciar o sofrimento de cada pessoa que perdeu alguém no incêndio, mostrando até mesmo algumas situações extremas em que os mais desesperados não conseguem superar a dor.
Justiça por Uphaar é uma série forte, com cenas fortes, que dificultam muito o afastamento emocional do público.
Dessa forma, a série pode não ser a melhor opções para pessoas com grande sensibilidade ao assunto luto ou à injustiças sociais, por poder despertar gatilhos significativos.
O programa inspira desespero, raiva e até mesmo agonia em várias de suas passagens, podendo fazer com que parte do público se sinta exausto emocionalmente.
Assim, fica o conselho para conferir Justiça por Uphaar com cuidado na Netflix.
CONFIRA Também:
Quatro mulheres fortes e diferentes são unidas pela guerra em nova série da Netflix. Conheça!