Início » Maravilhosa Sra. Maisel: A inspiração real para Midge Maisel

Maravilhosa Sra. Maisel: A inspiração real para Midge Maisel

Maravilhosa Sra. Maisel trouxe diversos personagens inspirados em pessoas reais, e Midge foi inspirada na atriz e comediante Joan Rivers.


Maravilhosa Sra. Maisel retornou no Prime Video no dia 18 de fevereiro para sua quinta e última temporada. O programa segue Miriam Maisel, um dona de casa, que após o fim do casamento, decide seguir a carreira de comediante stand up.

A série é criação de Amy-Sherman Palladino (que também criou Gilmore Girls), e é repleto de personagens que são baseados em pessoas reais. Como por exemplo Lenny Bruce, interpretador por Luke Kirby, tem inspirações em um comediante da vida real de mesmo nome.

Por sua vez, Sophie Lennon, de Jane Lynch, se inspira na comediante Phyllis Diller, já Susie, interpretada por Alex Borstein, se baseia na agente de talentos Sue Mengers. Gordon Ford (Reid Scott) e seu programa é inspirado no apresentador Tennessee Ernie Ford e o programa The Ford Show.

Então, Miriam “Midige” Maisel, personagem de Rachel Brosnahan é inspirada na comediante e atriz Joan Rivers.

Quem é Joan Rivers?

Joan Rivers (Reprodução)
Joan Rivers (Reprodução)

De acordo com o Screen Rant, Joan Rivers nasceu em Nova York e é filha de judeus. Os pais de Joan desaprovavam a carreira dela. Ela se formou em Barnard. Por sua vez, Midge também nasceu em Nova York, mas se formou na Bryn Mawr. Joan se manteve ativa de 1957 até sua morte em 2014.

Joan começou a se apresentar em clubes como o Gaslight Café, localizado no Greenwich Village de Nova York. Assim como na série, onde Lenny Bruce apoia Midge, na vida real, Joan também recebeu apoio de Lenny para se apresentar no Gaslight. Joan também chegou a se apresentar no concorrente The Bitter End.

No entanto o que mais em comum entre Midge e Joan é como elas evitam a timidez associada a feminilidade da época. Em uma entrevista para a Vanity Fair, Amy-Sherman Palladino comentou o seguinte sobre Joan:

“Ela tinha aquela mistura maravilhosa, aquela batalha de querer ser aceita em um nível feminino – [mas] você não pode ter tantas bolas e ser aceita em um nível feminino. Simplesmente não funciona assim”.

Também para a Vanity Fair, Rachel Brosnahan comentou que a comédia de Joan apareceu de um lugar de insegurança, o que é o oposto de Midge. “Ela sabe que é linda; ela sabe que é ótima no que faz e será a primeira a falar sobre isso”, disse a atriz.

A escalação de Rachel, uma atriz não judia, para interpretar um personagem judia, gerou repercussão negativa antes do lançamento da série. Felizmente, Rachel se sobressaiu no papel e foi um emocionante tributo para a comédia e para Joan Rivers.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.