Início » Filmes » “Nada de Novo no Front” é baseado em fatos? O que é real e o que é ficção no novo filme de guerra da Netflix?

“Nada de Novo no Front” é baseado em fatos? O que é real e o que é ficção no novo filme de guerra da Netflix?

"Nada de Novo no Front" é o novo filme de guerra sucesso da Netflix. Veja o que é história real e o que é ficção no longa!


Nada de Novo no Front é o novo “filmão” do catálogo da Netflix com uma emocionante história ambientada na Primeira Guerra Mundial. Mas será que o filme é baseado em uma história real?

A resposta para isso é variável, por que apesar de o arco principal do longa ser fictício, muitos elementos e personagens são sim baseados em fatos e pessoas reais.

A seguir a gente te conta exatamente o que é real e o que é ficção em Nada de Novo no Front.

O que é ficção?

nada-de-novo-no-front-e-baseado-em-fatos-o-que-e-real-e-o-que-e-ficcao-no-novo-filme-de-guerra-da-netflix

Nada de Novo no Front é a segunda adaptação para telas do livro homônimo do escritor Erich Maria Remarque, que escreveu a história em 1928.

O autor se baseou em sua própria experiência como um soldado na Primeira Guerra Mundial, e de seus companheiros de trincheira, no entanto, toda a passagem do personagem principal da história, Paul Bäumer, é ficção.

Sendo assim, não existiu um Bäumer que mentiu sua idade no momento do alistamento e se viu em meio a uma verdade dura de enfrentar durante a guerra, na vida real.

Segundo o autor, Paul foi inspirado nas experiências de inúmeros soldados alemães da época, incluindo a sua que, apesar de ter se alistado de forma obrigatória aos 18 anos, passou por infernos semelhantes ao do personagem fictício.

O que é vida real em “Nada de Novo no Front”

No geral, muita coisa em Nada de Novo no Front é adaptado de fatos.

O 78º Regimento de Infantaria de Reserva ao qual o personagem Paul é designado, é inspirado na 78ª Divisão de Reserva da vida real, que também atuou na guerra entre 1917 e 1918.

O personagem Matthias Erzberger (Daniel Brühltambém é inspirado em uma pessoa real de mesmo nome, que assim como no filme, lutou (diplomaticamente) pelo fim da Guerra entre 1917 e 1918, e que, finalmente em 11 de novembro de 2018, conseguiu um importante cessar-fogo, também em um trem.

Vale dizer que no livro de Remarque, o personagem histórico não é citado, e foi uma adição exclusiva do filme de 2022.

CONFIRA Também:

5 melhores filmes da Netflix sobre guerra para quem gostou de “Nada de Novo no Front

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.