Narvik: Conheça a verdadeira história da primeira derrota de Hitler que inspirou o filme sucesso da Netflix
"Narvik" já é sucesso absoluto na Netflix e nessa matéria a gente te conta detalhes sobre a verdadeira história que inspirou esse filme.
Narvik é um filme de guerra norueguês que chegou no último dia 23 de janeiro à Netflix, e conta uma das histórias menos conhecidas da Segunda Guerra Mundial, porém, relativamente importante: a primeira derrota sofrida pelo exército alemão de Adolf Hitler.
O filme de Erik Skjoldbjærg segue uma família norueguesa que ao ter seu país até então neutro, invadido pelas forças alemãs, precisa se separar. Assim, enquanto o marido Gunnar (Carl Martin Eggesbo) se reúne ao exército norueguês para enfrentar os invasores, Ingrid (Kristine Hartgen), mãe e esposa é obrigada a ajudar o inimigo para garantir a sobrevivência do filho.
E assim, entre ficção e fatos o filme se desenrola, apresentado aos poucos as estratégias que resultaram em um fervorosa e destruidora batalha em território norueguês.
Se você conferiu, se emocionou e quer saber mais detalhes sobre a história real que inspirou o filme, confira os parágrafos a seguir.
A importância de Narvik e sua invasão
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a Noruega, assim como a Suécia, decidiu manter sua neutralidade.
O grande “problema” é que no norte do Atlântico, o porto de Narvik, uma pequena cidade do país, era o único que não congelava, permitindo a escoação do minério de ferro, principal matéria-prima da produção de armas para a guerra.
Assim, para ambos os lados (alemães e aliados), a cidade era vista como estratégica, porém, com o acordo de neutralidade os britânicos e seus aliados evitaram tomar seu controle inicialmente. Infelizmente os nazistas não pensaram do mesmo jeito.
Assim, em 9 de abril de 1940, as tropas de Hitler invadiram a Noruega e tomaram seu controle sem encontrar muita resistência visto que os militares noruegueses eram minoria absoluta.
Dessa forma, além do controle do porto, os alemães acreditavam ter uma vantagem estratégica aérea para atacar aviões e embarcações britânicas.
Quando tiveram mais informações sobre a tomada da Noruega pelos alemães, os países aliados (França, Reino Unido e tropas polonesas) se uniram e partiram para o centro da Noruega. Enquanto isso, outras tropas foram enviadas para retomar o porto de Narvik.
Várias batalhas foram travadas ao longo de dois meses
A partir da chegada das tropas Aliadas, foram 62 dias de “pequenas” batalhas conyra o exército de Hitler para tentar reaver o país.
Segundo relatos oficiais, mais de 8.500 soldados perderam suas vidas durante a luta, e o rigoroso inverno atingindo as montanhas ao redor de Narvik, marcou o período com nevascas, frio congelante e poucos suprimentos, especialmente para a população civil da cidade.
Ao todo, 86 aeronaves foram abatidas e 64 navios foram afundados, até que no dia 28 de maio de 1940, as tropas Aliadas conseguiram tomar o controle da cidade, expulsando as tropas alemãs brevemente.
Essa data ficou marcada como a primeira derrota dos alemães na Segunda Guerra.
Retomada durou pouco
Infelizmente a vitória não durou muito tempo.
Dias após a retomada de Narvik, as tensões e ameaças de invasão por outras tropas alemãs à França, fizeram com que os franceses e a Grã-Bretanha decidissem retirar suas tropas da Noruega.
Assim, sem pode humano ou de fogo, os noruegueses foram obrigados a desistir da luta, o que aconteceu em definitivo em 8 de junho daquele mesmo ano.
Assim como mostrado no filme, barcos civis evacuaram a população de Narvik e de outras cidades da Noruega, enquanto os alemães destruíam boa parte do país com bombardeios.
A Família Tofte existiu?
A família Tofte retratada no filme não é baseada em pessoas reais e não existiu realmente.
Sua história é ficcional e foi usada para representar todos os civis que durante a Segunda Guerra precisaram lidar com situações impossíveis, e fazer escolhas muito difíceis para garantir sua sobrevivência e principalmente a de suas famílias.
CONFIRA Também: