Início » Serviços de Streaming » Netflix » Netflix está enfrentando processo relacionado à série ‘O Gambito da Rainha’

Netflix está enfrentando processo relacionado à série ‘O Gambito da Rainha’

A Netflix está sendo alvo de mais um processo, dessa vez tratando-se da série O Gambito da Rainha; entenda tudo sobre o caso!


A Netflix está sendo alvo de um processo após uma jogadora de xadrez russa profissional fez uma denúncia contra o serviço de streaming alegando que a série O Gambito da Rainha era cheio de erros históricos e outras polêmicas envolvendo a personagem principal da série.

O processo já tem ocorrido há alguns meses, e vem andando de forma lenta. A seguir entenda tudo sobre o caso que tem sido pouco comentado na internet comparado com outros assuntos envolvendo a Netflix.

Série O Gambito da Rainha é palco para processo contra a Netflix

No dia 27 de janeiro de 2022, a Netflix acabou sofrendo um processo de de US$ 5 milhões por parte da jogadora de xadrez profissional Nona Gaprindashvili, que é campeã mundial e um dos maiores ícones do jogo na Rússia atualmente.

Segundo a jogadora, a série possui muitos erros históricos e até mesmo momentos de sexismo contra a personagem principal, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy). Gaprindashvili também disse que, durante o episódio final, um comentarista narrando o jogo do Campeonato de Moscou de Xadrez de 1968 menciona Gaprindashvili em certo ponto do episódio, dizendo que ela é a campeã de xadrez mundial feminino e nunca havia enfrentado um oponente homem.

Netflix está enfrentando processo relacionado à série 'O Gambito da Rainha' (Imagem: Reprodução/ Netflix)
Netflix está enfrentando processo relacionado à série ‘O Gambito da Rainha’ (Imagem: Reprodução/ Netflix)

Embora tenha deixado a jogadora furiosa, pois é uma afirmação falsa, isso não foi motivo suficiente para ela iniciar o processo. Ela disse que, em 1968, ano em que o último episódio se passa e o ano em que o campeonato de Moscou ocorreu (evento que realmente ocorreu), Gaprindashvili havia enfrentado quase 60 oponentes homens, incluindo 10 grandes mestres que inclusive eram campeões mundiais.

Foi só em janeiro desse ano que a jogadora decidiu abrir o processo, com a Netflix tentando fazer com que o processo não fosse adiante, mas um juiz decidiu que a plataforma não poderia sair de um processo de maneira tão fácil, forçando o serviço a permanecer até que o caso tenha sido resolvido.

Atualmente, pouco progresso tem sido adquirido por ambos os lados do processo, e a Netflix não tem revelado mais informações sobre o caso. A jogadora requisitou uma sessão de tribunal para continuar o julgamento, mas os detalhes sobre isso também são escassos. Caso seja levado adiante, o fim do assunto pode estar próximo.

Gostou de ler? pois aproveite e confira também:
Grey’s Anatomy apresenta NOVOS e INTERESSANTES personagens da 19ª temporada. Conheça!

Redator da WebGo desde 2022. Gosta bastante de filmes de ação, aventura, terror e guerra, além de documentários sobre história.Gosta de passar o tempo se divertindo com jogos de simulação e estratégia ou assistindo conteúdo aleatório (preferencialmente de humor) no YouTube.