Netflix não descarta planos de assinatura com publicidade; Disney confirmou mudança. Nova tendência?
Seria a publicidade em serviços de streaming uma nova tendência para deixá-los mais acessíveis? Confira o que acontece com a Netflix e Disney+.
Desde que as plataformas de streaming passaram a se apresentar como um dos principais concorrentes das emissoras de TV, durante a última década, uma das principais vantagens do serviço tem sido a possibilidade de assistir os conteúdos de forma ininterrupta, sem anúncios interrompendo a programação. Foi nessa direção que a Netflix seguiu até o contexto atual, onde ela se apresenta como a plataforma de streaming mais assinada do mundo.
Um assunto que tem sido debatido bastante na atualidade, contudo, propõe uma mudança nesse paradigma: a possibilidade de oferecer um plano mais em conta para seus assinantes, mas com a exibição de anúncios durante os conteúdos. Apesar do intuito de deixar a plataforma mais acessível, essa estratégia ainda divide opiniões – inclusive entre os executivos do streaming.
Netflix pode ter plano acessível com anúncios?
Durante uma conferência sobre Tecnologia, Mídias e Telecomunicação realizada na última terça-feira (8), o CFO da Co, Spencer Neumann, foi questionado sobre a possibilidade de criarem um plano mais acessível com anúncios para o streaming. Na oportunidade, ele revelou que não existem planos para que isso aconteça, mas deixou claro que a ideia não foi descartada para o futuro:
“Não é como se nós tivéssemos uma religião contra a publicidade, para deixar claro. Mas não é algo que está em nossos planos por agora… Nós temos um modelo escalável de assinatura muito bom, e novamente, nunca diga nunca, mas isso não está em nosso plano”, comentou o executivo.
Ainda nesse ano, a Netflix dividiu as opiniões dos assinantes estadunidenses ao promover um acréscimo no valor de assinatura do serviço. Esse aumento certamente contribui bastante para as especulações de um plano mais acessível com a exibição de anúncios.
Nos Estados Unidos, algumas das principais rivais da plataforma já contam com planos mais baratos com exibição de anúncios, entre elas a Hulu, HBO Max e Paramount+. De acordo com o CFO, contudo, essas empresas estão perdendo dinheiro, apesar de possibilitarem que ainda mais pessoas assinem os seus serviços.
Disney+ também terá plano com anúncios
Para além das empresas que já operam nesse formato, outra marca que anunciou a nova modalidade de planos é o Disney+, que conta com os conteúdos familiares produzidos pelo grupo Disney. A novidade foi oficialmente divulgada pelo executivo de Distribuição de Mídia e Entretenimento no último dia (4), onde ele detalhou os planos futuros da Disney para o streaming.
No intuito de atingir uma audiência ainda mais abrangente, o plano de assinatura com anúncios será disponibilizado na América do Norte ainda durante esse ano, e a ideia é de que o mesmo alcance os mercados internacionais da plataforma de streaming ainda em 2023.
Até o momento, nenhuma informação oficial sobre a disponibilização desse pacote no Brasil foi divulgada pela marca. Aqui, contudo, há de se destacar que as demais plataformas não possuem a cultura de apresentar anúncios durante suas exibições – o que já é comum em outros países. Com isso, o Disney+ seria a primeira marca a testar o modelo em território nacional.
CONFIRA Também:
Bridgerton | Netflix divulga trailer final da 2ª temporada da série; assista!
E você, o que acha da ideia da Netflix ganhar um pacote mensal com reprodução de anúncios? Acredita que o desconto ofertado pelo serviço compensa o incômodo? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre os planos da marca e todas as suas outras plataformas de streaming preferidas, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!