Noé: Filme de sucesso na Netflix foi BOMBARDEADO por cristãos durante o lançamento. Entenda!
O filme "Noé", que hoje faz sucesso na Netflix, já foi vítima de uma forte campanha de boicote durante o lançamento. Entenda o que ocorreu!
Entre as principais inserções que a Netflix realizou em seu catálogo no mês de abril, um dos destaques é o filme “Noé“, longa de 2014 que arrastou multidões para as salas de cinema.
Desde que foi lançado, contudo, o filme tem se envolvido em controvérsias sobre suas temáticas religiosas – que dão o que falar entre os espectadores cristãos que conferem o longa. Entenda:
Entenda a polêmica envolvendo “Noé” e alguns grupos cristãos
Quem já assistiu “Noé” sabe que, apesar de se inspirar em sua maior parte nas escrituras da Bíblia Sagrada, o filme vai ainda além com o intuito de apresentar uma nova ótica do conto e tornar seus acontecimentos mais “viáveis” de ocorrer em um cenários realista e humano.
Uma das inserções mais chocantes – e fictícias, obviamente – do filme foi a inserção de gigantes de pedra no arco da construção da Arca. Na Bíblia cristã, tais criaturas nunca existiram e a embarcação foi construída unicamente por humanos. Essa, portanto, foi uma das diversas licenças poéticas utilizadas pelo longa.
No período do seu lançamento, contudo, várias entidades cristãs criticaram duramente o longa – citando-o como desrespeitoso e pouco acurado. “Do ponto de vista teológico, bíblico e doutrinário, o filme é uma frustração do começo ao fim“, pontuou a Canção Nova em uma publicação sobre o longa.
“Uma mistura de concepções filosóficas anticristãs, tentando levar as pessoas a uma concepção de Deus e da revelação divina totalmente deturpada”, detonou o Padre Roger Araújo na época. “A verdade é que o longa-metragem é uma afronta e uma distorção da beleza da revelação divina. Ele não merece ser visto nem apreciado por quem tem a Bíblia como um Livro Sagrado, fonte da revelação divina e inspiração primeira de fé”.
Até mesmo o Vaticano se posicionou contra o filme, através do seu jornal oficial. Nele, a instituição destacou que o longa era “estranho” e “desconcertante“, já que o enredo foi apresentado “de forma ecológica e vagamente ‘new age’, transformando o conto bíblico em uma chance desperdiçada”.
Entre os evangélicos, o filme também foi criticado pelo pastor Reato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança no Brasil. Na época, ele destacou a imagem de Deus apresentada pelo longa:
O filme apresenta um péssimo conceito de Deus, onde o Criador não fala, ama ou se relaciona com Noé. Na verdade o filme retrata um deus vingativo, impessoal e cheio de ódio […] e induz os expectadores ao erro por ensinar aquilo que jamais a Bíblia ensinou.
Válidas ou não, todas essas críticas fizeram com que “Noé” se tornasse um dos grandes sucesso de bilheteria na última década – e mesmo com suas imperfeições, continua conquistando um público cada vez maior de assinantes da Netflix.
CONFIRA Também:
Baseada em fatos reais, série histórica da Netflix conquista o público ao debater temas relevantes. Conheça!
Por fim, queremos saber: qual é sua opinião sobre o filme “Noé“? Já conferiu o longa na plataforma de streaming? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais, e fiquem sempre ligados no Sobre Sagas para mais informações sobre o longa!