Início » Séries » Notre-Dame: Catedral em Chamas: Relembre o caso REAL que inspirou a nova série dramática da Netflix

Notre-Dame: Catedral em Chamas: Relembre o caso REAL que inspirou a nova série dramática da Netflix

"Notre-Dame: Catedral em Chamas" é a nova minissérie francesa da Netflix, e nesse texto a gente relembra a história real que a inspirou.


A nova série francesa da Netflix, Notre-Dame: Catedral em Chamas, é baseada no chocante incêndio que atingiu um dos maiores símbolos da capital francesa em 2019.

Baseada no livro La Nuit de Notre-Dame, de Ramain Gubert, além de abordar os acontecimentos do incêndio, a série aposta no viés humano, contando histórias de como as vidas de algumas pessoas acabou sendo diretamente afetada pelo incêndio.

O incêndio de Notre-Dame foi um momento estarrecedor para os franceses e chocante para todo o mundo, e a seguir a gente relembra os principais fatos desse acontecimento.

Abril de 2019 – O incêndio de Notre-Dame

notre-dame-catedral-em-chamas-relembre-o-caso-real-que-inspirou-a-nova-serie-dramatica-da-netflix

No dia 15 de abril de 2019, um incêndio de grandes proporções se iniciou no telhado da Catedral de Notre-Dame, por volta das 18:50 da noite.

Na época, após diversos alertas de que a estrutura do local precisava passar por manutenções, devido a degradação do tempo, a Catedral estava no início de suas obras de renovação, com diversos andaimes cercando o telhado.

A aprovação da reforma, aliás, garantiu que alguns importantes monumentos fossem livrados do incêndio, já que por volta de dezesseis estátuas de bronze e outras obras de arte foram removidas do local com o objetivo de evitar acidentes.

Com os primeiros sinais de incêndio no sótão da Catedral, a polícia de Paris foi chamada e iniciou a evacuação da Île de la Cité, fechando todos os acessos de civis à ilha.

Logo depois, por volta de 400 bombeiros iniciaram os trabalhos de combate às chamas, dificultado já que, devido à frágil estrutura do prédio, não seria possível tentar apagar o incêndio por meios aéreos já que isso poderia causar um desabamento.

Às 21:30 o incêndio já havia engolido toda a parte superior da Catedral e ainda estava sem controle.

Ao todo, foram necessárias 15 horas para que o incêndio fosse completamente apagado.

Os danos foram consideráveis e diversas peças histórias acabaram sendo perdidas.

Por meio de doações de empresas e sociedade civil, no entanto, foram arrecadados quase 1 bilhão de euros para a reconstrução de Notre-Dame, que teve início em 2021.

CONFIRA Também:

Minissérie sobre um dos MAIORES DESASTRES HISTÓRICOS da Europa já está na Netflix. Conheça!

E você, já conferiu Notre-Dame: Catedral em Chamas na Netflix? Conta para a gente aqui nos comentários.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.