“O Cangaceiro do Futuro” é bom ou ruim? Série está dividindo opiniões na Netflix. Entenda!
"O Cangaceiro do Futuro" é a nova série nacional da Netflix que vem causando uma grande divisão de opiniões no público. Entenda!
Sempre que uma nova produção nacional estreia na Netflix é bom se preparar para polêmica. Isso porque, independente do gênero ou qualidade real do produto, o tal programa sempre vai lidar com uma grande divisão de opiniões do público.
O alvo da vez é a comédia O Cangaceiro do Futuro, série de sete episódios que aposta no escrachado humor nordestino e que tem despertado reações “8 ou 80” nos assinantes do streaming.
O programa é dirigido por Glauber Filho e Halder Gomes, esse último, mesmo nome por trás da direção e roteiro do sucesso Cine Holliúdy dos estúdios Globo. Aliás, Edmilson Filho, protagonista do programa da Globo, também é o protagonista de O Cangaceiro do Futuro.
O programa chegou ao streaming no Natal (25) e já aparece no top 10 de produções mais assistidas. Apesar disso, ao que parece nem todo mundo está caindo nas graças desse cangaço reimaginado.
Veja nos parágrafos a seguir os principais motivos para tanta divisão de opiniões entre espectadores.
Sobre O Cangaceiro do Futuro
Nessa comédia, após levar uma pancada na cabeça, Virguley (Edmilson Filho) acorda em 1927 e descobre que é a cara de uma das personalidades mais famosas do sertão nordestino da época: Lampião.
Com o engano e sem saber como voltar pra casa, o malandro decide se passar pelo rei do cangaço e promover uma revolução própria usando seus conhecimentos únicos do futuro.
O problema de tudo isso é que tanto o Lampião original, quanto seus inimigos não ficarão muito felizes com as incursões do farsante.
Por que a série tem opiniões tão divididas?
O Cangaceiro do Futuro é uma comédia nordestina bastante típica em sua base, mas que conta com algumas atualizações que a ambientam muito bem como uma série contemporânea.
Apesar disso, o humor promovido no programa não conseguiu agradar todo mundo, aparentemente por motivos bastante específicos.
Tipo de humor que nem todo mundo curte
Alguns comentários contrários à série citam como motivo do desgosto o tipo de humor adotado.
De fato, o gosto de cada um para comédia é algo bastante pessoal, e da mesma forma que algumas pessoas simplesmente adoram um humor mais escrachado (como o da série), outras pessoas preferem aquele humor mais intelectual, mórbido, ou sutil.
Assim, é compreensível que nem todo mundo curta o tipo de comédia de O Cangaceiro do Futuro que tende a ser mais exagerado e teatral. Típico “questão de gosto”!
Nem todo mundo aprova a releitura de “Lampião” feita na série
Agora, nem todo mundo deixou de gostar da série por conta da vertente adotada. Impressionantemente, alguns comentários encontrados na internet usam como justificativa para a decepção com o programa um suposto desrespeito com a imagem de Lampião.
Bem em se tratando de uma comédia, gênero que não só no Brasil, mas em todo o mundo tende a fazer graça com personalidades históricas, esse motivo é um pouco surpreende, certo?
Mas, afinal, de onde vem isso?
Bem, tudo indica que nem todo mundo ficou feliz em ver o rei do cangaço (na verdade seu impostor na série), defendendo pautas progressistas como feminismo e causas LGBTQI+.
Nesses casos entramos em um campo de opiniões bem mais controversos e polêmicos e que vem colocando “fogo no parquinho” conforme exemplifica a postagem de uma usuária:
incrível que o cangaceiro do futuro estava ótimo pros meus familiares, foi só a trama se mostrar inclusiva e abordar temas como gênero fluido, homossexualidade e aceitação que passou pra ser algo sem graça e chato. o povo gosta mesmo de opressão, chacota e exclusão msm.
— glicia (@NoelyGlicia) December 26, 2022
Complicado, não é mesmo!?
O preconceito contra obras nacionais é difícil de vencer
Por fim, ainda temos aquela fatia do público que não gostou da série por conta do antigo e persistente preconceito com obras produzidas no Brasil.
Muitos dos comentários negativos sobre a série encontrados na internet relacionam o desgosto pelo simples motivo dela ser brasileira. Alguns usuários até citam que não se deram ao trabalho de conhecer o programa por que ele é nacional, o que alguns espectadores ainda veem como “falta de qualidade”.
Mas o que diz quem gostou de O Cangaceiro do Futuro?
Por sorte, essa comédia nordestina também achou lugar no coração de uma bela fatia de assinantes da Netflix, que citam ter encontrado nela o tradicional e típico humor brasileiro.
A verdade é que, pra todo mundo que gostou de Cine Holliúdy e outras comédias parecidas, é difícil não ser atraído e gostar da trama de O Cangaceiro do Futuro. O fato de a série contar com vários rostos conhecidos no elenco só a torna mais interessante para esse público.
Em resumo, é difícil definir a nova série de comédia como boa ou ruim, já que como é possível perceber acima, isso depende muito dos gostos e mentalidade de cada um. De qualquer forma, o melhor é dar uma chance para o programa e tirar as próprias conclusões.
CONFIRA Também: