O Caso Asunta e todos os detalhes sobre a série da Netflix sucesso em mais de 70 países

O Caso Asunta é a mais nova minissérie da Netflix sobre o assassinato de Asunta Basterra, um dos casos mais chocantes da Espanha em 2013.

Em setembro de 2013, Rosario Porto e Alfonso Basterra denunciam o desaparecimento da filha, Asunta, cujo corpo é encontrado pouco tempo depois próximo a uma estrada em Santiago de Compostela.

A polícia logo os identifica como possíveis responsáveis, causando comoção na cidade e no país. Surgem questionamentos sobre os motivos que levaram esses pais a cometerem tal ato e sobre o que estaria por trás dessa aparente família perfeita.

O elenco da série inclui Candela Peña, Tristán Ulloa, María León, Javier Gutiérrez, Raúl Arévalo, Francesc Orella e Alicia Borrachero.

Cena de O Caso Asunta (Divulgação / Netflix)

O Caso de Asunta é um true crime de arrepiar

A série O Caso Assunta, criada por Ramón Campos e Gema R. Neira, é mais uma incursão da plataforma no gênero true crime, agora utilizando a ficção para recriar crimes reais.

Enquanto documentários de crimes verdadeiros busca expor as falhas na investigação e as inconsistências nos relatos, destacando as incertezas do caso, esta série de ficção tem o papel de preencher as lacunas, explorar a intimidade dos personagens e tornar críveis os comportamentos atrozes.

O Caso Asunta ganha destaque quando Rosário Porto e Alfonso Basterra, o primeiro casal galego a adotar uma garota chinesa, se encontram nas manchetes locais, inicialmente felizes com sua decisão.

Porém, em um flashback, vemos a família em um estado de relaxamento antes de um evento trágico, indicado pelo sorriso perturbador da mãe. A série questiona como essas pessoas, bem-sucedidas e respeitadas, poderiam cometer tal ato e manter um pacto de silêncio para evitar a autoincriminação.

O corpo de Asunta, de doze anos, é encontrado em uma vala nos arredores de Santiago de Compostela após ter sido dada como desaparecida. A polícia logo suspeita de seus pais, Rosário Porto e Alfonso Basterra, devido a inconsistências, contradições e mudanças de versão em seus depoimentos.

O caso choca a sociedade e o juiz de instrução os considera culpados, mas as provas são escassas e novas revelações complicam o julgamento, que é decidido por um júri popular.

Ao longo de seus seis episódios, apresenta todas as reviravoltas da investigação do caso, desde a infidelidade de Rosário até o blog de Asunta, além das fotos estranhas da menina encontradas no segundo celular do pai e outros acontecimentos assustadores.

A série lida com a incerteza sobre o que aconteceu no momento da morte da garota mostrando duas versões igualmente plausíveis, montadas pela polícia.

A série explora as complexidades das relações familiares e enriquece a história ao abordar várias facetas, como cuidar dos idosos, a busca por uma gravidez e os desafios de criar netos, destacando a excepcionalidade do caso.

Leia também: Atenção usuários de TV Samsung: vocês têm um benefício exclusivo e fácil de usar

Sergio ScarpaFormado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.
Veja mais ›
Fechar