Início » Filmes » “O Homem do Jazz” é baseado em uma história real? Descubra!

“O Homem do Jazz” é baseado em uma história real? Descubra!

Assistiu ao "O Homem do Jazz" e ficou se perguntando se a história é baseada em uma caso real? Nessa matéria a gente te conta se é ou não.


O drama O Homem do Jazz tem conquistado o coração dos espectadores da Netflix desde que foi lançado no último dia 23 de setembro na plataforma.

Com uma emocionante história de época cheia de sofrimento, romance e música, a delicadeza da narrativa associado a seu tom crítico ao preconceito, está fazendo com que muitas pessoas se perguntem se, afinal, O Homem do Jazz é inspirado em uma história real.

A gente te conta isso e mais, a seguir.

O Homem do Jazz foi  uma história real?

o-homem-do-jazz-e-baseado-em-uma-historia-real-descubra

Embora vários do elementos do filme tenham saído de experiências de vida do criador do roteirista, Tyler PerryO Homem do Jazz não é inspirado em uma história real.

A ideia para o longa surgiu em 1995, quando Tyler Perry ainda não era um ator e produtor conhecido.

Na época, o jovem roteirista, era um aficionado pela história dos negros de seu país, e todos os problemas sociais e de preconceito que a população preta enfrentava havia séculos.

A conhecida Era Jim Crow, que impôs a segregação racial nos Estados Unidos de 1877 a 1964, era uma dos maiores interesses de pesquisa de Perry, e serviu como fonte de inspiração para vários de seus escritos.

Em 1995, após assistir uma peça com August Wilson e conseguir conversar com o ator sobre seus roteiros e ideias, Perry chegou em casa e escreveu o que viria a ser O Homem do Jazz.

O roteirista se baseou em experiências próprias vividas quando morava na zona rural da Louisiana, especialmente em se tratando da grande influência que a música negra (jazz e blues) teve em vários momentos de sua vida.

Um dos elementos mais curiosos tirados de sua vida familiar e colocados no filme, foi a personagem Leanne se passando por branca.

Segundo Perry esse fato um tanto comum nos EUA no passado, foi vivido por uma de suas avós.

Ela parecia uma mulher branca. Como estou fazendo a pesquisa agora, achamos que há outra parte da minha família que se passou por branca”, disse o roteirista em entrevista.

Dessa forma, apesar de não ser uma história real, O Homem do Jazz certamente traz muita da experiência real de pessoas pretas para sua bela história.

CONFIRA Também:

O Homem do Jazz: 5 motivos para você também assistir esse belíssimo filme na Netflix

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.