O Navio Poseidon realmente existiu? É uma história real?

O filme “Poseidon” é uma obra de ficção dirigida por Wolfgang Petersen, lançada em 2006, que conta a história de sobrevivência em alto mar de um grupo de passageiros de um navio de cruzeiro chamado MS Poseidon. Houve muitas pessoas que se perguntaram se o filme “Poseidon” foi baseado em uma história real, e nós vamos responder isso aqui e agora!

O filme apresenta um cenário dramático em que o navio é atingido por uma onda gigante, virando de cabeça para baixo e colocando a vida dos passageiros em perigo.

O Navio Poseidon realmente existiu? É uma história real?

Sobre os filmes do navio Poseidon

O filme “Poseidon” é uma refilmagem do filme “The Poseidon Adventurede 1972, dirigido por Ronald Neame, que também conta a história de um navio de cruzeiro virado por uma onda gigante e a jornada dos sobreviventes em busca de uma saída.

Além do filme “Poseidon”, o navio fictício SS Poseidon também aparece em outros filmes como “Beyond the Poseidon Adventurede 1979 e “The Poseidon Adventurede 2005, cada um com sua própria história e situação.

O filme “Beyond the Poseidon Adventure” (em português: Dramático Reencontro no Poseidon) conta a história de um capitão de um navio rebocador e sua tripulação que ficam presos no transatlântico naufragado enquanto procuravam por dinheiro junto com os passageiros e uma gangue de contrabandistas que procuram por plutônio.

Enquanto isso, o filme “Poseidon Adventure”, ou “Aventura no Poseidonde 2005, foi um remake do filme original de 1972, que conta com algumas diferenças. Por exemplo, o navio agora é um cruzeiro luxuoso e único, e ao invés do navio afundar por causa de uma onda, o naufrágio ocorre devido a uma bomba explodida por terroristas. Essa versão do filme não agradou a muitos críticos nem fãs dos outros filmes.

Por fim, o último filme que retrata a história do navio, chamado simplesmente de “Poseidon” tendo sido lançado em 2006, conta com a mesma trama e enredo: um grande navio de passageiros, que dessa vez é um transatlântico moderno e diferente dos demais, acaba sendo atingido por uma onda e vira de cabeça para baixo, afundando lentamente. Essa versão foi muito bem elogiada pelos expectadores e conta com os melhores efeitos visuais e sonoros.

O Navio Poseidon realmente existiu?

Apesar do enredo cativante e dos efeitos especiais impressionantes, é importante destacar que o filme “Poseidon” é uma obra de ficção e não se baseia em fatos reais.

O SS Poseidon é um transatlântico fictício que aparece no romance “The Poseidon Adventure” de Paul Gallico, escrito em 1969. O navio é descrito como um transatlântico de 81.000 toneladas, com quatro hélices e três funis maciços, muito semelhante ao RMS Queen Mary.

A possível inspiração no Queen Mary

Apesar de ser uma obra de ficção, a inspiração para o filme pode ter vindo do encontro do RMS Queen Mary com uma onda rogue (ou “Rogue Wave” em inglês), que é um tipo de onda gigante rara que possui a capacidade de danificar ou até afundar navios com facilidade, durante a Segunda Guerra Mundial.

O Queen Mary foi atingido por uma onda de mais de 90 pés de altura, que inclinou o navio em um ângulo de 52 graus. Se tivesse sido três graus a mais, o navio teria afundado.

O RMS Queen Mary foi um navio real que navegou no Oceano Atlântico de 1936 a 1967 para a companhia de navegação britânica Cunard Line. Foi construído como uma resposta dos ingleses aos superliners expressos (supernavios de passageiros) construídos por empresas alemãs, italianas e francesas durante a década de 1930.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Queen Mary foi reequipado para serviço de passageiros e dominou o mercado de transporte transatlântico até o surgimento da era dos aviões à jato nos anos 1950, que impactaram fortemente o transporte naval de passageiros no oceano atlântico.

Em 1967, o Queen Mary foi oficialmente aposentado e vendido para a cidade de Long Beach, Califórnia, onde foi permanentemente ancorado e transformado em uma atração turística.

Gostou de saber se o filme “Poseidon” foi baseado em uma história real? Pois veja também:
DNA do Crime: a história real da nova série brasileira da Netflix

Eduardo PeresRedator da WebGo desde 2022. Gosta bastante de filmes de ação, aventura, terror e guerra, além de documentários sobre história.Gosta de passar o tempo se divertindo com jogos de simulação e estratégia ou assistindo conteúdo aleatório (preferencialmente de humor) no YouTube.
Veja mais ›
Fechar