O que aconteceu com Matthew Hardy, o stalker de “Posso te Contar um Segredo”?
"Posso te Contar um Segredo" é uma nova minissérie documental da Netflix que conta o caso de Matthew Hardy, stalker do Reino Unido.
Na última quarta-feira, a Netflix lançou a minissérie documental Posso te Contar um Segredo, uma produção que remonta um caso aterrorizante de starker de redes sociais.
Na série, conhecemos o caso de várias mulheres que passaram a ser perseguidas e atormentadas na internet, com mensagens que visavam causar angústia e criar sérias intrigas em suas vidas pessoais.
Após anos de denúncias que não recebiam a devida atenção das autoridades, finalmente foi descoberto que o criminoso cibernético, Matthew Hardy era a mente por trás das perseguições.
Hardy começou seus crimes ainda na adolescência
Foi em 2006 que Hardy começou a atormentar pessoas online, e suas primeiras vítimas foram seus colegas de ensino médio.
Na época, segundo depoimentos de algumas vítimas, as pessoas de sua escola descobriram que era ele por trás das mensagens ameaçadoras no Facebook. Nada de contundente, no entanto, foi feito.
Assim, Hardy passou os próximos anos crescendo sua rede de perseguição online, principalmente mulheres, encontrando famílias e pessoas do convívio delas para lhes contar mentiras, fazer ameaças e roubar informações e conteúdos pessoais.
Em 2011 foi a primeira vez que Hardy recebeu um pouco mais de atenção das autoridades, após se declarar culpado de assédio. Sua “punição” resultou em uma ordem de restrição contra a vítima, uma sentença de prisão que acabou sendo suspensa logo depois, e 250 horas de serviço comunitário.
Nada disso apaziguou o criminoso, que em 2013 voltou a perseguir novas vítimas.
Ao longo de mais de 10 anos, mais de 100 registros policiais contra Matthew Hardy foram feitos. Nenhum deles resultando em qualquer atitude das autoridades.
Foi apenas em 2022, após um grupo de vítimas se reunir para conseguir montar um caso contra o criminoso, que ele finalmente foi levado à justiça.
Onde está Matthew Hardy atualmente?
Em janeiro de 2022, Matthew Hardy foi condenado à 9 anos de prisão após se declarar culpado por crimes que atingiram pelo menos 6 vítimas.
Apesar disso, estima-se que o criminoso tenha perseguido mais de 60 pessoas ao longo dos anos.
Em outubro do mesmo ano, um pedido do advogado de Hardy fez com que sua pena baixasse para 8 anos de prisão. O argumento era de que o criminoso possuía síndrome de Asperger e autismo, e por isso não tinha completo entendimento da dimensão de seus atos.
Assim, até onde se sabe, em 2024 Matthew Hardy está cumprindo sua sentença em alguma prisão no Reino Unido.
CONFIRA Também: 5 Melhores Filmes de Serial Killer baseados em fatos reais, ranqueados