Início » Olhar Indiscreto: O que é voyeur? Entenda a prática que inspirou série picante da Netflix

Olhar Indiscreto: O que é voyeur? Entenda a prática que inspirou série picante da Netflix

A série "Olhar Indiscreto" reascende algumas questões relacionados ao voyeurismo. Entenda alguns detalhes sobre a prática e a produção.


O ano novo chegou e, com isso, a Netflix já está investindo nos títulos que prometem ser sucesso na plataforma. Nesse sentido, Olhar Indiscreto” promete ser um dos destaques recentes.

A princípio, o enredo gira em torno de Miranda, uma hacker que nutre o costume de observar a vida sexual de sua vizinha. Tudo muda quando essa vizinha a pede um favor, e a vida da hacker vira de cabeça para baixo quando ela descobre segredos da vizinha, que é uma acompanhante de luxo.

Em termos gerais, a série acende o debate sobre um fetiche sexual pouco conhecido pelo público: o voyeurismo. Confira, no tópico a seguir, o que é essa prática e sua relação com a trama de Olhar Indiscreto”:

O que é voyeur? Conheça o fetiche que inspirou a série:

Prática consiste em observar outras pessoas em relações íntimas (Imagem: Divulgação/Netflix).

Conhecida internacionalmente como voyeurismo, essa prática se apresenta como um fetiche sexual onde o prazer está ligado ao fato de observar outros. É, portanto, uma forma de se estimular sexualmente enquanto observa uma ou mais pessoas em situações íntimas.

A princípio, algumas pessoas acreditam que a excitação nesses casos está relacionada à observação do ato sexual. Aqui, contudo, vale destacar que essa é uma classificação reducionista do fetiche – que também pode incluir situações como observar alguém trocar de roupa ou exercer tarefas rotineiras.

Praticada por alguns pares ao redor do mundo, a pessoa que é voyeur gosta de ter sua presença apagada do ambiente que observa. A simulação de um cenário natural, portanto, é comum entre os praticantes. O foco, portanto, está no ato de observar.

 

Voyeurismo e Olhar Indiscreto

Olhar Indiscreto
Série aborda o fetiche sob diversas óticas (Imagem: Divulgação/Netflix).
Em Olhar Indiscreto”, portanto, o que se tem é uma dramatização do fetiche e o levantamento de questões comuns a aqueles que o conhecem. Atualmente, inclusive, se discute bastante o papel da internet nessa prática. Com as vidas expostas, as pessoas adeptas ao voyeurismo têm acesso a mais recursos de observação.

Além disso, outro tema que relaciona o enredo e a prática está na permissibilidade. Usualmente, pessoas adeptas ao fetiche estipulam regras e acordos com as pessoas que serão observadas. Tudo, portanto, é previamente acordado. No caso de Olhar Indiscreto”, contudo, essa permissibilidade é colocada em jogo.

A medida que a produção deixa de ser um drama erótico e se aproxima de um suspense, a prática ganha novos contornos e mais situações são colocadas no debate. O que se espera, contudo, é que os espectadores entendam os limites desse fetiche e os prós e os contras que tal prática pode influir em suas vidas.

CONFIRA Também:
Olhar Indiscreto: Nova série de suspense erótico da Netflix é quente, mas tem conteúdo? Veja se vale a pena assistir!

Por fim, queremos saber: você sabia o que é voyeur? O que achou da série picante da Netflix? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve a produção, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.