Início » Onde está François-Marie Banier, amigo de Liliane Bettencourt’s, agora?

Onde está François-Marie Banier, amigo de Liliane Bettencourt’s, agora?

François-Marie Banier é um personagem central do caso "Bettencourt's" contado em minissérie da Netflix, e aqui a gente te conta onde ele está


A minissérie documental A Bilionária, o Mordomo e o Namorado, já é um sucesso na Netflix, trazendo à tona a história de Liliane Bettencourt’s, bilionária francesa supostamente enganada nos anos 90. Mas onde está o suposto “aproveitador”, François-Marie Banier agora?

A minissérie da Netflix apresenta o caso de Liliane Bettencourt’s, que conheceu Banier em 1987, e desde então se tornou sua “benfeitora”. Entre os presentes que Liliane dava ao amigo, estavam apólices de seguro de vida milionários, ações, obras de arte e até uma ilha particular.

Em 2007, a filha de Liliane decidiu processar Banier por ter certeza de que ele estava se aproveitando de sua mãe, em um processo conhecido na França como abus de faiblesse (ou exploração de uma fraqueza física ou psicológica para ganho pessoal).

Assim, o processo chegou aos tribunais após gravações não autorizadas feitas pelo mordomo de Bettencourt’s revelar, entre outras coisas, que ele manipulava a mente já fraca da bilionária (na época com mais de 80 anos), para que ela lhe desse os presentes luxuosos e até mesmo, supostamente, tivesse o transformado em seu herdeiro.

O julgamento condenou Banier a cumprir 3 anos de prisão, além de pagar mais de 100 milhões de euros à família Bettencourt’s por danos. A sentença, no entanto, foi revertida anos depois, com Banier ficando apenas em suspensão por 4 anos e precisando pagar à família pouco mais de 300 mil.

Liliane Bettencout’s faleceu aos 94 anos em 2017, tendo se afastado de Banier, e sob a tutela de sua família.

Onde está François-Marie Banier hoje?

Onde está François-Marie Banier, amigo de Liliane Bettencourt’s, agora

Após ter se livrado da prisão e, supostamente, nunca ter pago nada à família Bettencourt’s, François-Marie Banier continuou vivendo na França, onde reside até hoje.

Ao longo dos anos o fotógrafo, que também é escritor, continuou normalmente com suas atividades, e até 2021ainda participava de exposições em Paris e em outros lugares do mundo, como a Portraits d’écrivains do Museu Arthur Rimbaud.

CONFIRA Também: Caso Bettencourt: a polêmica história real da nova série da Netflix

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.