Início » Curiosidades » Onde Está Paolo Macchiarini Agora? De “Cirurgião do Mal” da Netflix

Onde Está Paolo Macchiarini Agora? De “Cirurgião do Mal” da Netflix

"O Cirurgião do Mal" é o documentário que acabou de chegar à Netflix contando a história de Paolo Macchiarini, mas onde ele está agora?


A minissérie documental, Cirurgião do Mal, chegou nessa quarta-feira (29) à Netflix contando a história bizarra de Paolo Macchiarini, um cirurgião estrela dos anos 2000 que se provou como uma das maiores fraudes da história da medicina moderna. Mas onde eles está agora?

O novo documentário da Netflix dividido em três episódios de pouco mais de 50 minutos acompanha todos os passos da carreira, fraude romântica e mentiras envolvidas nos casos tratados por Macchiarini.

As fraudes da carreira de Paolo Macchiarini

Formado nos anos 90 pela Universidade de Franche-Comté, Paolo Macchiarini foi chefe do departamento de cirurgia vascular em um importante hospital de Hanover. Além disso, ele também atuou como professor na em diversas instituições importantes na Europa.

Foi em 2011 que o nome de Macchiarini se tornou marcante no campo medicinal após ele realizar o primeiro transplante de uma traqueia sintética com enxerto de células tronco do próprio paciente.

A partir daí, outras 8 cirurgias desse mesmo tipo foram realizados até o ano de 2012 na Suécia e Rússia. As publicações feitas por Macchiarini davam a entender que além de inovador, os transplantes foram um sucesso, com os pacientes tendo uma boa recuperação de saúde. A verdade, no entanto, era muito diferente disso.

Após ser demitido do hospital Karolinska em Estocolmo, que suspendeu todas as cirurgias agendadas para Paolo Macchiarini, em 2014 ele foi acusado criminalmente por ex-colegas de fazer alegações falsas e apresentar falsos dados em suas pesquisas publicadas.

Além disso, veio a tona que, das nove cirurgias de traqueia sintéticas realizadas pelo cirurgião, oito resultaram no óbito dos pacientes. Além disso, começaram a surgir evidências de que alguns dos pacientes transplantados sequer apresentavam condições graves o suficiente para justificar o procedimento.

Assim, ao longo dos anos seguintes, Macchiarini foi contratado e demitido seguidamente por diversas instituições de pesquisa. Em 2023, 11 de suas pesquisas publicadas em revistas como a Lancet, foram retratadas e corrigidas, com as informações corretas no lugar das que foram fraudadas pelo médico.

Onde está Paolo Macchiarini agora?

onde-esta-Paolo-Macchiarini-agora
Paolo Macchiarini após condenação

Após seu primeiro julgamento em junho de 2022 ter terminado sem uma sentença de prisão, isso foi revertido em junho de 2023 por um tribunal de Estocolmo.

Na ocasião, Macchiarini foi condenado a 2 anos e meio de prisão por causar lesões corporais graves à três pacientes que passaram pelo transplante com suas traqueias de plástico.

Os advogados do cirurgião entraram com um recurso contra a sentença no Supremo Tribunal, porém, em 30 de outubro de 2023, a Suprema Corte recusou a apelação e manteve a sentença de Paolo Macchiarini.

Apesar da condenação, não está claro se Macchiarini está cumprindo a sentença em algum presídio. O que se sabe é que, sua licença médica não foi caçada, o que significa que ele ainda pode exercer sua profissão como cirurgião.

CONFIRA Também: Cirurgião do Mal: conheça a história real da nova série de crime Netflix

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.