Os filmes do Duna ranqueados pela nota no Rotten Tomatoes (e o futuro da franquia)
Saiba quais notas os filmes de Duna receberam no Rotten Tomatoes e o que esperar do futuro da franquia.
Em 1965, Frank Herbert lançou Duna, um romance que muitos consideravam impossível de ser adaptado para o cinema. O diretor David Lynch fez a primeira tentativa de adaptar Duna para o cinema em 1984, mas o resultado não foi bem recebido, tanto pela crítica quanto pelo público.
No entanto, Denis Villeneuve teve mais sucesso. Ele decidiu dividir a obra em duas partes e, em 2021, lançou Duna: Parte Um, que foi aclamado pela crítica e pelo público. A jornada continua agora em 2024, com o lançamento de Duna: Parte Dois.
Mas qual dos três filmes recebeu as melhores avaliações? Confira a lista a seguir com impressões retiradas do Rotten Tomatoes.
Duna (1984) – 37%
O filme de David Lynch conseguiu uma pontuação apenas de 37% dos críticos no Rotten Tomatoes, e de 65% do público.
Entre as principais críticas sobre filme estão sobre os efeitos especiais medíocres, que o roteiro tirou toda a vivacidade da obra original, como também confuso para quem não leu os livros.
Duna: Parte Um (2021) – 83%
Por sua vez, Duna: Parte Um, de Denis Villeneuve, alcançou a pontuação de 83% entre os críticos e 90% com o público.
Entre os elogios para o filme estão a forma cativante de contar a história, como também para os cenários e a grande escala do longa metragem no geral. Além de elogios pela mistura de intriga política e narrativa de ficção científica.
Duna: Parte Dois (2024) – 93%
Em 2024, Villeneuve superou seu recorde, e Duna: Parte Dois tem a pontuação de 93% dos críticos e 95% do público. Tornando-se assim, o filme mais bem avaliado dos três.
A Parte Dois recebeu comentários positivos sobre a narrativa clara, como também sobre os efeitos especiais e pela trilha sonora. Zendaya ganhou elogios pela sua atuação.
Duna vai ter continuação?
Ao todo Duna é uma série de seis livros, sendo eles Duna, Messias de Duna, Os Filhos de Duna, O Imperador-Deus de Duna, Hereges de Duna e As Herdeiras de Duna.
Sendo assim, caso a Warner Bros. decida continuar a saga, é esperado que adapte Messias de Duna. Neste livro, Paul Atreides tenta lidar com uma conspiração quer tirá-lo do trono.
Até o momento a WB ainda não anunciou mais filmes de Duna, embora Denis Villenuve já tenha mostrado interesse em continuar a franquia.