“Pacto de Silêncio”, final explicado: quem é a mãe de Brenda?
O final de "Pacto de Silêncio" finalmente revela o grande mistério da série e a gente te conta todos os spoilers.
Pacto de Silêncio é a nova série de suspense e mistério mexicana da Netflix que mal estreou e já entrou no top 10 de mais assistidas do streaming, empolgando os expectadores a descobrir o grande segredo em seu final: quem é a mãe de Brenda?
Na série, Brenda (Camila Valero) é uma jovem influencer digital bem-sucedida, mas que esconde um passado trágico onde foi abandonada logo após o nascimento. Investigando ao longo dos anos, ela descobre que as responsáveis por deixá-la em uma comunidade miserável da cidade, foram quatro garotas, alunas de um internato local.
Disposta a descobrir quem é a mãe biológica e se vingar por todo o sofrimento de sua infância, Brenda chega ao nome de quatro mulheres: Fernada Alarcón, uma dona de casa, Martina Robles, corretora de imóveis, Sofía Estrada, escritora, e Irene Bustamente, uma política.
A partir dessa descoberta, Brenda inicia seu plano para expor a mulher que ela considerada a culpada por suas desgraças da juventude.
Quem, afinal, é a mãe de Brenda?
Após uma série de perigos, incluindo um sequestro por parte do enteado de Irene, Adriano, finalmente é revelado que, afinal, a deputada é realmente a mãe da jovem.
Ao longo da série descobrimos que um dos motivos principais para que as quatro mulheres (meninas na época) tivessem deixado a criança para trás para sempre, é que acreditam que Brenda havia morrido.
Por isso mesmo, quando a jovem aparece, ao invés de confirmarem logo a história e falarem a verdade sobre a mãe biológica da garota, preferiram dar um tempo para investigar se ela não era uma impostora.
Assim, em um encontro emocionado na comunidade pobre em que Brenda foi criada, as quatro amigas reunidas, falam a verdade sobre Irene ser a mãe da garota, o que não amolece o coração de Brenda. Ao invés disso, ela acaba expondo sua própria gravidez na adolescência, contando que quando tinha 15 anos teve uma criança que nasceu morta, e que mesmo jovem, amava e queria o bebê para si.
Irene tenta fazê-la entender que nem todo mundo tem a coragem para assumir um filho com essa idade, e que esse foi justamente o seu caso, pois, apesar de ter engravidado de um namorado que amava, ela “desejava mais” para seu futuro. Apesar disso, Irene deixa claro que amava a filha, e que quase morreu quando soube que Brenda, supostamente, estava morta.
Em uma reviravolta no final, Adriano encontra a mãe e Brenda enquanto as duas conversam sobre o abandono, e em um rompante, ele ameaça matar Brenda colocando uma faca em seu pescoço. Ao mandar a mãe escolher entre ele e Brenda, Irene sabendo que o filho iria matar sua filha, pega uma arma e dá dois tiros no ombro de Adriano.
O acontecimento ao menos tem o efeito desejado, e Brenda acaba perdoando a mãe.
No final, vemos que Adriano não morreu, e ao invés disso acabou indo para a prisão, onde é visitado por Irene. Brenda fica noiva de Cesar, e a série encerra com ela e mãe mostrando um início de relação feliz.
CONFIRA Também: Não lembra de onde conhece “Rodolfo Salas”, de Pacto de Silêncio? Pois veja aqui!