Por que “Imaculada” está sendo DETONADO pelo público ao contrário da crítica?
"Imaculada" é o filme de terror que chegou esse fim de semana na Amazon Prime, porém, o público não está gostando muito desse terror.
O filme de terror Imaculada chegou ao Amazon Prime Video no último final de semana. Apesar de ser o segundo filme mais assistido atualmente da plataforma, o público não tem polpado críticas ao longa. Mas por que toda essa insatisfação com o filme?
O mais surpreendente é que quando chegou aos cinemas de todo o mundo, no início de 2024, Imaculada foi extremamente elogiado pela crítica, alcançando mais de 70% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os espectadores, porém, não ficaram tão impressionados com a história.
Sobre “Imaculada”
Imaculada acompanha a trajetória de Cecilia (Sidney Sweeney), uma jovem religiosa que busca tranquilidade espiritual em um convento na Itália.
Essa busca por paz, no entanto, rapidamente se transforma em um pesadelo, quando ela começa a presenciar comportamentos bizarros das freiras ao seu redor e descobre estar misteriosamente grávida.
Em meio a visões perturbadoras e forças sombrias, Cecilia luta para entender o que está acontecendo e como pode fugir do terror que se torna sua estadia no lugar.
Os motivos para o público não gostar do filme
Vários fatores contribuíram para a recepção negativa de Imaculada por parte do público.
Embora a ideia inicial parecesse promissora, a execução deixou a desejar em diversos aspectos. Abaixo, destacamos os principais motivos apontados pelo público para o fracasso do filme.
1. Os clichês de filmes de terror e conventos
O uso excessivo de clichês foi uma das primeiras críticas apontadas pelos espectadores.
A ambientação em um convento sinistro, freiras com comportamentos estranhos e práticas ocultas são elementos recorrentes em filmes de terror. E embora esses elementos possam funcionar bem quando utilizados de forma inovadora, em Imaculada, eles foram descritos como previsíveis.
O início do filme segue exatamente esse caminho, com os espectadores já antecipando o que está por vir, sem grandes surpresas. Para muitos, isso resultou em uma experiência que logo se tornou tediosa.
2. Nada é explicado ao longo do filme
Um dos pontos que mais irritou o público foi a total falta de explicações.
O enredo apresenta eventos misteriosos, como a gravidez de Cecilia, suas visões e a conduta das freiras, mas demora demais para dar qualquer sinal de explicação, e quando dá, não consegue satisfazer completamente a gana do espectador.
O filme deixa várias perguntas sem respostas, pontas soltas e resoluções pela metade.
3. Os personagens não são bem desenvolvidos
Outro ponto de crítica foi a falta de profundidade dos personagens.
Em Imaculada, Cecilia é a única personagem que recebe alguma atenção, mas mesmo assim, sua evolução e seus conflitos internos não são bem explorados. As freiras, que desempenham um papel crucial na trama, são apresentadas como figuras estereotipadas em filmes de terror e unidimensionais. Da mesma forma, o personagem de Alváro Morte, que acabada tendo grande relevância em todo o enredo, é muito mal explorado.
Isso fez com que o público se importasse menos com o destino dos personagens, enfraquecendo o impacto do terror proposto.
4. O final é abrupto
Se a falta de explicações ao longo do filme já era frustrante, o final abrupto só piorou a situação.
Parte da gravidez da jovem freira é explicada, mas o filme termina logo após uma cena que, apesar de perturbadora e digna de filme de terror, não satisfaz a curiosidade do espectador, que mais uma vez se sente passado pra trás.