Prequel de Jogos Vorazes reafirma tendência inquebrável da franquia

Quatro anos após o lançamento de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes“, a série Jogos Vorazes está prestes a continuar com um novo prequel que seguirá uma tendência que a franquia tem usado em seus livros e filmes anteriores.

E ao que tudo indica, “Jogos Vorazes: Sunrise on the Reaping“, o próximo capítulo da série, promete não fugir desta tradição.

Prequel de Jogos Vorazes reafirma tendência inquebrável da franquia

Apenas os anos onde Distrito 12 saiu vitorioso

Apesar de Jogos Vorazes apresentar 12 distritos, cada um com um papel crucial, as produções até agora só exploraram os anos em que o Distrito 12 venceu.

O primeiro livro da série focou em Katniss e Peeta, dois tributos do Distrito 12, que se tornaram vitoriosos. “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes“, que se passa 64 anos antes da era de Katniss e Peeta, explora o ano em que Lucy Gray Baird, também do distrito 12, venceu o 10º ano do evento.

Por que Jogos Vorazes Está tão Focado nos Vencedores do Distrito 12?

Apesar do Distrito 2 ter o maior número de vencedores nos Jogos Vorazes, a franquia só se focou nos vencedores do Distrito 12. Isso pode ser porque os vencedores se destacaram ao desafiarem ou envergonharem a Capital de uma forma ou de outra.

Lucy Gray Baird, a primeira vencedora do Distrito 12, sobreviveu aos 10º Jogos Vorazes, o que contrariou os planos do Dr. Gaul de matar todos os tributos na arena para vingar a morte de Arachne Crane.

Da mesma forma, Haymitch Abernathy venceu os 50º Jogos Vorazes de uma maneira única. Haymitch participou do Segundo Massacre Quaternário e se tornou o vitorioso quando usou o campo de força ao redor da arena contra seu último oponente. O conhecimento de Haymitch sobre o campo de força e suas táticas na arena humilharam a Capital, então o Presidente Snow mandou matar sua mãe, irmão mais novo e namorada como punição.

Por fim, este modelo de atenção única ao Distrito 12 seguiu com Katniss e Peeta, cuja vitória acabou com a tirania do Presidente Snow.

Claro que seria interessante para Jogos Vorazes focar nos vencedores de outros distritos. Contudo, está claro que os vencedores do Distrito 12 têm um maior impacto. E é essa tendência que a franquia Jogos Vorazes parece não estar disposta a quebrar.

Mas, apesar do Distrito 12 continuar com todo o destaque (agora em “Sunrise on the Reaping” com o foco na vitória de Haymitch Abernathy) talvez fosse interessante colocar atenção em outros momentos da história de Panem – que são dignos de exploração. O que você acha?

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar