Início » Filmes » Procura-se: Conheça o livro que inspirou a comédia romântica com Kleber Toledo e Camila Queiroz da HBO Max!

Procura-se: Conheça o livro que inspirou a comédia romântica com Kleber Toledo e Camila Queiroz da HBO Max!

"Procura-se" é a nova comédia romântica nacional da HBO Max baseada em livro nacional. Conheça a obra e as diferenças entre filme e livro.


Kleber Toledo Camila Queiroz são um dos casais famosos mais badalados do Brasil, com vários fãs e grande interação online. Dessa forma, ver os dois explorando um relacionamento de mentirinha em Procura-se é uma experiência realmente divertida, ainda que a nova comédia romântica da HBO Max não passe de um grande clichê.

Lançado no último dia 25 de novembro, Procura-se é um filme dirigido por Marcelo Antunez com base no livro Procura-se Um Marido da autora brasileira Carina Rissi.

Carina Rissi é uma das escritoras brasileiras mais bem-sucedidas dos últimos anos, com seus livros entrando facilmente em listas dos nacionais mais vendidos. Especialmente com o público feminino, a autora é uma referência com seus romances cheios de química e muito bom humor.

Bem, se você já conferiu o filme e ficou curioso(a) para saber mais sobre o livro, veja a seguir mais informações sobre ele.

Conheça a trama do livro Procura-se um Marido

procura-se-conheca-o-livro-que-inspirou-a-comedia-romantica-com-kleber-toledo-e-camila-queiroz-da-hbo-max
Kleber Toledo e Camila Queiroz são casal de mentira em adaptação de “Procura-se um Marido”. (Imagem: Divulgação)

Procura-se um Marido foi lançado por Rissi em 2013, e assim como outras obras da autora, foca em um romance leve e engraçado.

Na trama, assim como no filme, temos Alicia, uma jovem baladeira de vinte e poucos anos que sempre soube curtir a vida.

Narciso é o avô de Alicia, um empresário milionário que banca as loucuras da neta, e também sua única família.

Dessa forma, quando Narciso morre, a vida da jovem vira de ponta cabeça. Mais ainda quando ela descobre que no testamento do avô ele deixou claro que ela só terá direito a sua herança se estiver casada.

Sem nenhuma intenção de se amarrar a um relacionamento série, Alicia tem a ousada ideia de encontrar um “marido de mentira”. Para isso, ela acaba colocando um anúncio no jornal ao qual Max é um rapazes que responde.

Assim como ela, Max tem motivos para querer uma esposa fake, fazendo com ele seja o candidato perfeito. Apesar disso, suas personalidades conflitantes farão da convivência dos dois um verdadeiro desafio…ao menos até que eles cheguem à linha onde os sentimentos falsos e verdadeiros começam a se misturar.

Livro e filme não são idênticos

Apesar de a história do livro Procura-se um Marido ser um grande sucesso entre os fãs da obra, os roteiristas decidiram fazer algumas grandes modificações da adaptação para telas.

Esse fato tem feito com que muitos espectadores que leram o livro se decepcionem com o filme, já que alguns pontos importantes da obra acabaram sendo deixados de lado.

Entre os mais comentados pelo público está justamente a forma como Alicia encontra Max, que no geral, é a justificativa para o nome do livro.

No filme, Alicia deixa o jornal de lado

No livro, uma das coisas que mais chamam a atenção é a forma como a herdeira Alicia decide encontrar seu marido de mentira.

A jovem decide colocar um anúncio no jornal onde vários candidatos aparecem na intenção de engatar o romance fake com ela. É em uma dessas entrevistas que ela conhece Max.

Por algum motivo, os roteiristas decidiram modificar isso no longa, excluindo um dos pontos principais da história. No caso, no filme Alicia só conhece Max quando começa a trabalhar na empresa do avô.

É claro que uma das justificativas para essa mudança pode ser o fato de que em 2022 ninguém mais lê jornal impresso. Ainda assim, a ideia poderia ter sido atualizada envolvendo um anúncio online ou algo parecido.

Grande reviravolta do livro não acontece no filme

Outra grande mudança que deixou muita gente realmente decepcionada foi que o final do filme é completamente diferente do livro.

Atenção, spoilers do livro e do filme no parágrafo a seguir.

Enquanto no livro Alicia acaba descobrindo que a clausula do casamento colocada no testamente, na verdade era um plano do testamenteiro para ficar com sua herança, no filme esse plot twist simplesmente não acontece.

O livro explica que o avô de Alicia chegou a pensar na cláusula mas se arrependeu em seguida. Ao descobrir isso, Alicia acaba sofrendo uma tentativa de assassinato, da qual é salva por Max.

Já o filme, sem explicação, decidiu não abordar essa parte da história, mantendo as coisas como se realmente o avô quisesse que a neta fosse uma mulher casada para conseguir a herança.

CONFIRA Também:

No Mundo da Luna: Nova série nacional da HBO Max foca na cultura cigana e em triangulo amoroso. Conheça!

E você, já assistiu Procura-se na HBO Max? O que achou do livro? Conta para a gente aqui nos comentários!

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.