Quem é John Gotti, mafioso retratado em novo documentário da Netflix?
Nesta semana chega ao catálogo da Netflix "Nova York Contra John Gotti". Mas você pode estar se perguntando: quem é John Gotti?
Na próxima terça-feira, 24 de junho de 2023, estreia na Netflix o documentário “Nova York Contra John Gotti”, revelando a história de John Gotti, famoso chefe do crime organizado nos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990.
O documentário mostrará os dois lados da batalha do FBI para derrubar John Gotti e o império que ele construiu, contando inclusive com participações dos próprios responsáveis por capturá-lo! Ou seja, imperdível para quem gosta de histórias reais e produções envolvendo a máfia.
Quem foi John Gotti?
John Gotti nasceu no Bronx, Nova York, em 1940, e faleceu em 2002, em Springfield, Missouri. Desde a adolescência, ele se envolveu com gangues locais e, posteriormente, se tornou membro da família criminosa Gambino. Apesar de ter sido preso diversas vezes por crimes menores, sua grande ascensão ocorreu após ser liberado condicionalmente em 1977.
Diferentemente de outros chefes da máfia, Gotti não se escondia da mídia, tornando-se uma figura famosa e glamorosa. Em 1985, ele chocou o submundo do crime ao ordenar o assassinato de seu predecessor, Paul Castellano, assumindo assim o controle da família Gambino. Apesar de ser chamado de “Teflon Don” pela mídia, devido à sua habilidade em escapar de acusações, o FBI reuniu evidências suficientes contra Gotti na década de 1990.
Em 1992, John Gotti foi condenado a prisão perpétua por 13 acusações criminais, incluindo assassinato e obstrução da justiça.
Que fim levou John Gotti?
Após sua condenação em 1992, John Gotti passou o restante de sua vida na prisão cumprindo sua sentença de prisão perpétua. Durante seu tempo atrás das grades, ele lidou com uma batalha contra o câncer de garganta, mas, em 2002, ele sucumbiu à doença e faleceu enquanto ainda estava preso.
Apesar da morte de Gotti, seu legado no mundo do crime organizado permanece. Seu filho, John Gotti III, assumiu o controle da família Gambino após a prisão de seu pai. No entanto, a liderança do filho de Gotti na organização não conseguiu alcançar o mesmo nível de sucesso e influência de seu pai.
Também é importante mencionar que seu irmão, Peter Gotti, assumiu brevemente a liderança da família Gambino, mas acabou sendo preso e condenado por suas atividades criminosas. Assim, a família Gotti teve um destino complicado após a prisão de John Gotti.