Quem foi Marcel Marceau? Conheça a história real por trás de “Resistência”, filme emocionante da Netflix
Conheça a emocionante história heroica que inspirou "Resistência", filme de destaque no catálogo da Netflix.
fDesde que estreou nos cinemas, ainda em 2020, o filme dramático “Resistência” tem emocionando milhares de pessoas ao redor do mundo ao narrar uma história real e comovente.
Ao misturar um enredo de superação a fortes críticas sociais acerca de um período obscuro da história, o longa acompanha a vida de Marcel Marceau, símbolo de resistência durante a 2ª Guerra Mundial.
O enredo acompanha a juventude e o amadurecimento do mímico, que participou da resistência contra a ocupação nazista na França e manteve, a salvo, várias crianças judias. Nesse sentido, o Sobre Sagas separou algumas informações algumas informações sobre esse ser humano ímpar. Confira:
Quem foi Marcel Marceau, símbolo de “Resistência”?
A princípio, as origens simples de Marcel Marceau remontam à cidade francesa de Estrasburgo, onde nasceu. Descendente de uma família judia, Marcel teve que sair de sua cidade quando a França entrou em guerra. Ainda jovem, juntou-se ao exército francês e passou a trabalhar como tradutor de ligação com as forças britânicas.
Seu crescimento, contudo, foi marcado pela morte do pai, preso e assassinado no campo de concentração em Auschwitz. Posteriormente, ele foi inspirado por Charlie Chaplin e estudou artes dramáticas em Paris. Após apresentar como Arlequim em uma peça de mímica, ele passou a investir cada vez mais nessa arte.
O que realmente marcou a vida de Marcel, contudo, foi o seu heroísmo durante a Segunda Guerra Mundial. O talento do mímico fazia com que as crianças de sua cidade se sentissem encantadas pelo que ele apresentava. Por essa razão, ele passou a nutrir um laço de segurança com essas crianças.
Tudo mudou quando a França passou a ser atacada pelo nazismo de Hitler. Na época, foi Marcel o responsável por conduzir dezenas de crianças inocentes para um local seguro perto da fronteira com a Suíça. Foi exatamente o talento de Marcel que manteve o grupo entretido e confiante de que estavam indo passar férias em um novo lugar.
Em certas situações, ele se disfarçava de treinador que levava escoteiros a um lugar cheio de aventuras. Quando avistados por soldados alemães, foi também sua arte que salvou as crainças. Com o intuito de enganar as tropas, ele fingiu ser um mero batedor, o que possibilitou que ele seguisse em frente na jornada.
Posteriormente, com o fim da guerra, Marcel continuou a investir no papel transformador da mímica. Seu heroísmo durante o conflito alavancou sua carreira para milhares de palcos pelo mundo. Até os dias de hoje, seus gestos e caricaturas continuam a inspirar milhares de mímicos pelo planeta.
Assista ao trailer de “Resistência”:
CONFIRA Também:
Obra-prima que você deixou passar na Netflix é baseada em história real e um dos melhores filmes do cinema.
Por fim, queremos saber: você já conhecia a história real por trás do belíssimo “Resistência“? Compartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que envolve o filme, continue sempre ligado aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!