Início » Séries » Quem são os Irmãos Menendez da série criminal que promete ser um fenômeno na Netflix?

Quem são os Irmãos Menendez da série criminal que promete ser um fenômeno na Netflix?

Monstros: Irmãos Menendez, promete ser uma das séries de maior sucesso da Netflix em setembro. Mas quem foram esses irmãos? Descubra!


Na última terça-feira (27), a Netflix divulgou o teaser da 2ª temporada da série antológica “Monstro”, que em 2022 trouxe à tona o caso do assassino canibal Jeffrey DahmerAgora, o foco da série será um outro caso real que chocou o mundo, o dos Irmãos Menendez.

Tornando-se públicos em 1989, os dois homens foram os responsáveis por um dos assassinatos mais marcantes da história dos EUA, e que até hoje levanta diversas questões no campo jurídico e público.

Irmãos Menendez série Netflix

Quem são os irmãos Menendez?

Lyle Menendez, nascido em 1968, e Erik Menendez, nascido em 1970, eram filhos de José Menendez, um executivo de sucesso na indústria do entretenimento, e de Kitty Menendez, uma dona de casa “socialite”.

A família Menendez vivia uma vida de luxo em Beverly Hills, com todos os privilégios que o dinheiro podia comprar. Para o público, a família Menendez parecia ter tudo: riqueza, status e um futuro promissor para os filhos.

No entanto, por trás das portas da mansão de Beverly Hills, soube-se depois que a realidade era muito diferente. De acordo com os irmãos, sua casa era um ambiente de terror.

Em seus depoimentos, Lyle e Erik alegaram que seu pai era um homem extremamente controlador e abusivo, tanto fisicamente quanto sexualmente.

Segundo eles, os abusos começaram na infância e continuaram durante a adolescência, com a sua mãe, Kitty, supostamente sabendo de tudo, mas optando por não intervir.

Segundo a defesa dos irmãos, esse ambiente tóxico e aterrorizante teria sido a principal motivação para o crime que abalaria os Estados Unidos.

O Julgamento que Chocou o Público

Na noite de 20 de agosto de 1989, José e Kitty Menendez foram assassinados a tiros em sua mansão em Beverly Hills.

Lyle e Erik Menendez, então com 21 e 18 anos, respectivamente, foram rapidamente apontados como os principais suspeitos.

As evidências contra eles eram esmagadoras: após o crime, os irmãos gastaram de forma extravagante o dinheiro dos pais, comprando carros de luxo, relógios caros e fazendo viagens, o que sugeriu à polícia que o motivo do crime era financeiro.

O julgamento dos irmãos começou em 1993 e se tornou um dos primeiros grandes julgamentos televisionados na história dos Estados Unidos. As transmissões ao vivo atraíram milhões de espectadores e transformaram o caso em um circo.

Durante o julgamento, a defesa dos irmãos alegou os supostos abusos e apresentou provas e testemunhos, principalmente de familiares dos dois jovens que atestavam que a violência do pai contra eles era real, e acontecia desde a infância.

Lyle e Erik afirmaram que, na noite do crime, temiam por suas vidas e acreditavam que o pai iria matá-los para evitar que revelassem o que vinham sofrendo.

Contra isso, a promotoria, além de alegar que os dois queriam apenas a fortuna, disse que “não havia como homens serem estuprados”.

O caso dividiu a opinião pública: enquanto alguns simpatizavam com os irmãos e viam o crime como um ato de desespero, outros acreditavam que eles eram motivados pela ganância de herdar a fortuna dos pais.

Além do público, o júri também terminou dividido, resultando em um primeiro julgamento anulado.

Em 1996, após o segundo julgamento que não permitiu que o júri considerasse as alegações de abuso, Lyle e Erik foram condenados à prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional.

A Série “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais”

A série da Netflix promete apresentar a vida dos irmãos antes e durante o crime, mas ainda não se sabe exatamente qual viés deve tomar em relação ao posicionamento de ambos como espécies de vítimas, ou puramente criminosos.

Confira o teaser do programa, que estreia no streaming no próximo dia 19 de setembro.

A série é produzida e dirigida por Ryan Murphy, e tem no elenco  Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez  como os irmãos, além de Javier Bardem e Chloë Sevigny como os pais.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.