Início » Séries » Respire: Entenda o final ambíguo da minissérie da Netflix (segundo os criadores)

Respire: Entenda o final ambíguo da minissérie da Netflix (segundo os criadores)

O final da minissérie "Respire" deixou muita gente em dúvida, e por isso, os criadores da história decidiram esclarecer alguns pontos.


Respire é a mais nova minissérie popular da Netflix que vem agitando os assinantes desde a semana passada. Com um final ambíguo, muita gente ficou sem entender exatamente o que aconteceu com a protagonista nos minutos que encerram o último episódio, e por isso, os criadores da história decidiram se pronunciar sobre.

Assinada por Martin Gero Brendan Gall, a minissérie tem seis episódios com média de meia hora cada, e mostra a luta pela sobrevivência da advogada Liv, depois que o avião em que viajava cai em um deserto verde.

Até agora, a produção com selo de original Netflix tem dividido bastante as opiniões dos espectadores, como explicamos aqui,  e um dos maiores motivos para isso é o final da história que, para alguns, não deixa exatamente claro qual foi o desfecho da protagonista.

Confira a seguir a explicação do final de Respire.

Resumo do final de Respire

Desde que seu avião caiu em um lago no meio de uma selava aparentemente deserta, Liv (Melissa Barrera) se depara com a realidade de ser a única sobrevivente doa acidente e precisa se virar para conseguir fazer fogo, encontrar o que comer e evitar encontros indesejados com um grande urso pardo.

Quando decide subir um dos picos do local onde está, ela visualiza ao longe luzes, que podem significar que há uma cidade habitada há alguns dias de caminhada de onde está. Dessa forma, a protagonista decide iniciar uma viagem em meio à floresta  para chegar até o lugar.

Em vários momentos, Liv se vê andando em círculos e até caí em um buraco subterrâneo onde uma enorme rocha de calcário imobiliza seu corpo.

Surpreendentemente, a personagem consegue se libertar e seguir em frente, mesmo muito ferida e com vários delírios, onde conversa com sua mãe, o namorado e o pai falecido.

Por fim, ela descobre um enorme rio que corta a floresta, e decide entrar na correnteza com a esperança de, quem sabe, ser levada até um lugar habitado. No final, acaba sendo isso mesmo o que acontece, já que ela é retirada da água por dois pescadores e, aparentemente, volta a respirar após um período afogada.

Afinal, Liv realmente sobreviveu a sua jornada em meio à floresta deserta?

Uma sequência de flashbacks enquanto a protagonista está na correnteza do rio, levou vários espectadores a questionar se, o momento em que ela é encontrada não seria mais um delírio de sua mente e que, na verdade, a personagem não sobrevive.

Sobre isso, os criadores Gero Gall confirmaram em entrevista ao EW, que a personagem realmente venceu a caminhada pela floresta e sua sofrida jornada de autoconhecimento, e sobreviveu:

O final é literal porque ela sobrevive. Nós a vemos acordar novamente e respirar. […] Ela absolutamente sobrevive,” disseram os produtores.

O que quer dizer o flashback do nascimento do bebê da protagonista.

respire-entenda-o-final-ambiguo-da-minisserie-da-netflix-segundo-os-criadores

Outro ponto do final da série que deixou os espectadores confusos foram os flashs da protagonista no hospital, tendo o bebê ao lado de Danny, seu interesse amoroso.

A parte ambígua, a parte para interpretação, é se as imagens dela e Danny indo ao hospital são flashs (reais) do futuro ou seu futuro imaginado quando ela acredita que está morrendo. Ambos são válidos,”disseram Gall e Gero na mesma entrevista.

Com essas declarações, o mais certo é que cabe ao público interpretar o que acha que aconteceu com a personagem no final de tudo e se, afinal, ela voltou para casa e teve seu filho.

Para isso, porém, também é preciso considerar que, antes de ser salva, Liv sofreu uma grande queda ao sair da caverna onde caiu, e que, como pudemos ver, havia um grande hematoma na região abdominal da personagem, quando ela levanta a blusa.

Isso pode ter evidenciado que, na verdade, Liv perdeu o bebê naquele momento, justificando que os flashs do final, realmente não passaram de imaginação da personagem.

De um jeito ou de outro, sabemos que a personagem teve um futuro depois de tudo o que passou. O fato de vermos isso em uma 2ª temporada, no entanto, ainda está em aberto.

CONFIRA Também:

7 séries que prometem agitar o mês de agosto na Netflix

E você, o que acha que significa o final de Liv em Respire? Gostaria que a série tivesse uma continuação? Conta para a gente aqui nos comentários.

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.