Novo filme da Netflix completa trilogia criminal popular da plataforma. Saiba se vale a pena.
O longa-metragem "Retorno", conclui a série de filmes da Netflix focada em uma investigadora de assassinatos. Veja se vale a pena assistir.
A Argentina tem sido uma das grandes distribuidoras de produções para a Netflix nos últimos anos com projetos de variados gêneros chegando a cada dia na plataforma. O filme Retorno é mais um exemplo disso, com o “agravante” de ser uma produção que completa uma franquia já consolidada no streaming.
Chrimes of South foi o nome dado a essa trilogia pela Netflix, com o primeiro filme, Desaparecida, tendo sido lançado em 2018 na plataforma com direção de Alejandro Montiel.
Dois anos depois, Presságio fez sua estreia como uma espécie de prequel (história anterior) do filme original onde o foco ainda estava na protagonista da saga e em seu passado, que já havia sido abordado anteriormente.
Agora, o desfecho dessa trilogia de filmes sobre crimes também chega à Netflix, e a seguir a gente te conta os detalhes e se realmente vale a pena dar play na produção.
Sobre Retorno
Em Retorno, Pipa Pelari já não é mais policial, e se isolou há uma década em uma pequena cidadezinha do interior na intenção de tentar esquecer os demônios que rondam seu passado conturbado.
Com a promessa para si mesma de que abdicaria para sempre da violência, seu esforço poderá ser testado quando ela acaba se envolvendo no caso de assassinato de uma jovem local.
Ainda com senso de justiça apurado, a ex-policial é praticamente jogada em meio a investigação do crime, fato que pode levá-la mais uma vez ao fundo do poço emocional do qual ela lutou tanto para escapar.
Produção
Assim como os outros dois filmes, Retorno também tem direção de Alejandro Montiel, e logo no início de sua produção, em fevereiro de 2021, a Netflix confirmou que o longa seria o último a seguir a personagem Pipa Pelari.
A trilogia de filmes é inspirado nos livros Cornélia, A Filha do Campeão e A Virgem dos teus Olhos, da escritora argentina Florencia Etcheves, que também assina o roteiro dos filme.
Apesar disso, os longa-metragens seguem caminhos próprios, e apenas alguns elementos da história são realmente comparativas a sua base literária.
As filmagens de Retorno aconteceram na Argentina em locais como Buenos Aires, Salta e Jujuy, e foram encerradas em setembro de 2021.
Elenco
O elenco de Retorno tem novamente Luisana Lopitalo no papel da protagonista Pipa, mas além dela, outros atores dos filmes anteriores não estão de volta ao novo capítulo da história.
Maurício Paniagua e Inés Estévez são outros atores de destaque na história, assim como Ariel Staltari.
Outros nomes no elenco são Paulina García, Malena Narvay, Aquiles Casabella, Benjamín del Cerro, entre outros.
Vale a pena assistir Retorno na Netflix?
Apesar de não ser nada além do que um suspense criminal genérico, Retorno é um filme que pode prender a atenção de quem deseja nada além de algo para se distrair.
Para quem já é conhecido da história anterior da, agora, ex-policial durona Pipa, o filme consegue apresentar uma versão nova e interessante da personagem, tentando lutar contra seus próprios impulsos adquiridos em anos de violência em casos policiais, em prol de uma vida tranquila com o filho.
Dito isso, é importe que o espectador saiba que Retorno é um “mistério” bastante previsível e cheio de elementos clichês, que podem incomodar o público.
É necessário ter um pouco de paciência até que a história engrene e desperte o interesse de quem está assistindo, ainda assim, a produção dificilmente vai conseguir ser taxada como “boa” pela maior parte da audiência.
Além disso, o desempenho de boa parte do elenco vai de ruim a mediano, e os diálogos e situações simplistas, cheias de estereótipos, só pioram isso.
Claro que gosto é uma questão pessoal, mas no geral, podemos bater o martelo de que Retorno é um filme bastante dispensável entre tantos outros bons suspenses criminais disponíveis na Netflix.
CONFIRA Também:
7 filmes da Netflix que são baseados em histórias reais e prometem emocionar os assinantes