Início » Filmes » “RRR” está FORA do Oscar 2023! Entenda por que filme “favorito” não entrou na disputa.

“RRR” está FORA do Oscar 2023! Entenda por que filme “favorito” não entrou na disputa.

O épico indiano "RRR" acabou ficando de fora da disputa de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2023, mas o motivo pode não ser o que você pensa


A lista dos indicados ao Oscar 2023 foi divulgada na última terça-feira (23), e como era esperado, vários títulos que já vinham sendo lembrados em outras premiações nos últimos meses, marcaram presença entre os concorrentes à estatueta desse ano. Porém, a falta de um filme entre os indicados acabou pegando muita gente de surpresa.

RRR: Revolta, Rebelião, Revolução, filme indiano da Netflix largamente aclamado desde o lançamento, não entrou na disputa na categoria de Filme Estrangeiro.

Filme mais caro já produzido na Índia até hoje, RRR é um drama ficcional que imagina o que teria acontecido se dois famosos revolucionários indianos tivessem vivido na mesma época e se tornado amigos.

Nos últimos meses, o longa foi indicado em alguns dos maiores prêmios do cinema mundial (Critic ‘Choise Awards, New York Critic Awards, Globo de Ouro, entre outros) , vencendo um total de 16 prêmios até o momento, principalmente na categoria de Filme Estrangeiro.

Assim, não é exagero dizer que ele era cogitado como um dos preferidos ao Oscar esse ano.

Mas então, por que RRR ficou fora da disputa? O filme foi descaradamente esnobado pela Academia? Por ser indiano? A gente explica a seguir.

Não, “RRR” não foi “esnobado” pelo Oscar!

Ao contrário do que muita gente pensou ao não encontrar RRR na lista, esse não foi um caso de descaso da Academia para com um filme tão impactante e com claras chances de vitória.

Na categoria de Filme Estrangeiro quem indica os títulos que devem ser cogitados para a premiação é o país sede do filme, ou seja: a Índia.

O que acontece é que ao selecionar o filme que seria o seu possível representante no Oscar 2023, a Índia não enviou o nome de RRRoptando pela escolha do longa The Last Film Show, do diretor Pan Nalin.

O filme até chegou a ser selecionado na pré-lista de indicados da Academia, mas não foi escolhido pra compor a lista oficial que ficou da seguinte forma:

  • Nada de Novo no Front – Alemanha
  • Argentina 1985 – Argentina
  • Eo – Polônia
  • Close – Bélgica
  • The Quiet Girl – Irlanda

Apesar de surpreendente, casos como o de RRR não são tão incomuns quanto podem parecer. Não foram poucos os países que deixaram de indicar filmes de grande impacto em prol de outros que acabam sequer sendo cogitados pela Academia.

O Brasil, por exemplo, acabou fazendo isso em 2019 ao não selecionar o longa Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, como seu representante para a disputa.

Em 2002, a Espanha preferiu não selecionar o longa Fale com Ela, de Pedro Almodóvar, que acabou levando o Oscar de Melhor Roteiro Original naquele ano.

Assim, a verdade é que, em alguns casos, o próprio país sede acaba esnobando suas melhores chances de receber uma estatueta.

Filme foi selecionado para outra categoria

rrr-esta-fora-do-oscar-2023-entenda-por-que-filme-favorito-nao-entrou-na-disputa

Pois é, apesar do grande tiro no pé dado pela própria Índia, RRR não foi completamente esquecido no Oscar e angariou uma indicação em outra categoria: Melhor Canção Original.

Escrita por M. M. Keeravani, a canção “Naatu Naatu” se tornou um viral desde que apareceu em RRR, acumulando milhões de acessos no Youtube e até gerando um desafio no TikTok.

Assim, ela também não foi esquecida nas premiações, e no início desse ano levou o Critic ‘Choise Awards e o Globo de Ouro de Melhor Canção.

No Oscar, a canção estará concorrendo ao prêmio ao lado de nomes de peso como Lady Gaga (Hold My Hand), Rihanna (Lift Me Up), Sofia Carson (Applause) Son Lux (This is a Life).

Dessa forma, ainda que RRR não tenha podido marcar presença na categoria de Filme Internacional, a produção ainda pode sair do Oscar 2023 carregando uma estatueta.

CONFIRA Também:

O MAIOR acerto da Netflix no Oscar: Entenda o que fez a plataforma receber tantas indicações

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.