Sandman | Qual a ligação da série da Netflix com os heróis da DC Comics?
A série "Sandman" chegou há pouco na Netflix, mas o que muita gente não saber é que ela tem ligações com heróis e vilões da DC Comics.
A Netflix lançou Sandman na última sexta-feira, e até agora a maior parte das reações sobre a adaptação dos clássicos quadrinhos do selo Vertigo da DC Comics , são muito favoráveis.
Disponível no streaming, a série está chamando a atenção pela sua grande fidelidade ao material original, mas entre as poucas mudanças que fez, uma pode acabar sendo mais sentida: a ligação da história de Sandman com alguns super-heróis do universo DC.
Pois é, ainda que nunca tenha sido o foco da obra criada por Neil Gaiman, o fato de fazer parte de uma das maiores editoras de histórias de super-heróis do mundo, permitiu ao autor fazer alguns crossovers interessantes entre seus personagens e outros muito conhecidos e famosos, incluindo membros da Liga da Justiça.
Confira a seguir como exatamente a história da nova série da Netflix está ligada ao universo dos heróis da DC.
O Sandman de Neil Gaiman é inspirado em um herói clássico da DC
O Senhor dos Sonhos criado por Neil Gaiman, nem sempre foi o personagem obscuro e profundo que você conferiu na série da Netflix.
Essa versão do Sandman foi inspirada em um herói de mesmo nome da Era de Ouro dos quadrinhos DC Comics, e além do título, Gaiman também usou outros elementos comuns do personagem para criar o seu Morpheus.
O elmo estranho que vemos Sonho usando no programa, por exemplo, é inspirado na máscara de gás que o herói da DC usava em sua revista.
Aliás, uma referência ainda mais clara àquela versão de Sandman aparece tanto nas HQs, quanto na série da Netflix.
Quando o garoto Jed Walker aparece na série vestido de super-herói e se autodenominando Sandman, ele está vestido exatamente como o antigo personagem da DC. Já nos quadrinhos, essa passagem acontece de forma parecida, mas quem veste o uniforme é o personagem Hector Hall.
Aparições de membros da Liga da Justiça
Apesar de não ter acontecido na série Sandman da Netflix, membros da Liga da Justiça também fazem aparições na história original das HQs.
O momento em que Morpheus aparece pedindo a ajuda das Três Irmãs Bizarras para encontrar seus objetos mágicos roubados é praticamente igual na série da Netflix e nos quadrinhos, no entanto, quando lhe falam do Rubi, as bruxas lhe mandam procurar a Liga da Justiça pois eles sabem dizer aonde a pedra está.
Com esse conselho, Morpheus realmente vai atrás de dois membros do grupo de heróis, o Senhor Milagre, a quem ele chama pelo nome de Scott Free, e O Caçador de Marte.
Em dado momento das edições de Sandman, até mesmo o Batman e o Superman acabam aparecendo na história.
John Dee é muito mais que apenas um criminoso desequilibrado
John Dee, que vemos na série, aparece como o maluco que toma possa do Rubi com a essência de Sonho, mas nos quadrinhos, o personagem não é apenas um criminoso e sim um dos maiores vilões da Liga da Justiça conhecido como Doutor Destino.
Na HQ aliás, é a própria liga quem tira a pedra das mãos de Destino após ele fazer uma chacina.
O local onde ele aparece preso na série, também tem referências as histórias clássicas da Liga, sendo conhecido como Asilo de Arkam…é, aquele mesmo que já apareceu em vários filmes do Batman.
Por lá, o vilão acaba criando um tipo de amizade com o vilão conhecido como Espantalho, também largamente reconhecido dos filmes do “morcegão”.
Johanna Constantine é substituta de outro personagem da DC Comics
Talvez a maior de todas as referências ao universo DC Comics que não está presente na série da Netflix, é o personagem John Constantine que acabou sendo substituído por Joahanna.
Nas HQs é ele quem assume todo o arco que Johanna tem na série, e ela mesma só aparece em lembranças do passado de Sonho, como uma antepassada de Constantine.
John como você deve saber, é um clássico personagem DC Comics, que atualmente pode ser visto em uma série própria, que durou apenas uma temporada, e na mais bem-sucedida, Legends of Tomorrow, da emissora The CW.
Falamos mais sobre a substituição de Jonh em Sandman da Netflix, nesse artigo aqui.
Por que essas referências ao universo DC não foram feitas em Sandman da Netflix?
Apesar dessas referências e aparições de heróis e vilões serem parte importante das HQs de Sandman, elas acabaram não sendo feitas na série por dois motivos.
Primeiro, como alguns já podem imaginar, houve uma questão de direitos de imagem e adaptação envolvida.
Personagens como os citados acima, são parte integral da divisão DC Comics da Warner Bros., que apesar de ter firmado parceria com a Netflix para a produção de Sandman, não poderia liberar tais personagens já que alguns deles podem estar envolvidos em projetos futuros do DCEU.
O outro motivo, partiu de uma decisão do próprio criador de Sandman, Neil Gaiman.
Segundo ele, apesar de sua história ter sido criada dentro do universo da DC Comics., em certo momento Sandman ganhou características próprias e originais, cada vez mais distantes daquele mundo de super-heróis mascarados.
Dessa forma, ele achou melhor que a adaptação da Netflix realmente não citasse essas referência para que o público não acabasse esperando que a série teria relação com outras produções do estúdio.
CONFIRA Também:
Sandman | Entenda o significado dos três objetos mágicos da série da Netflix
E você, gostaria de ter visto algumas dessas referências aos heróis e vilões da DC Comics em Sandman da Netflix?
Conta para a gente aqui nos comentários e também deixe a sua opinião sobre a série.