Início » Filmes » Sociedade da Neve Final Explicado: Quem sobreviveu à tragédia?

Sociedade da Neve Final Explicado: Quem sobreviveu à tragédia?

"A Sociedade da Neve" já é o filme mais assistido da Netflix, e aqui está o que acontece no final, e quem foram os sobreviventes.


A Sociedade da Neve, filme que reconstrói a assombrosa saga de sobrevivência da equipe uruguaia de rugby, após um acidente aéreo nos Andes em 1972, tornou-se uma janela para um momento histórico e chocante. Lançado na Netflix na última quinta-feira, o filme já ganhou reconhecimentos internacionais, como a indicação oficial da Espanha ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e uma nomeação ao Globo de Ouro.

A obra tem recebido elogios por sua autenticidade, dada a participação de um elenco composto por talentos sul-americanos e o endosso das famílias dos passageiros da vida real.

O que acontece no final de “A Sociedade da Neve”?

final de a sociedade da neve

À medida que A Sociedade da Neve se encaminha para seu desfecho, a luta pelo básico – sobrevivência – ganha contornos épicos e dolorosos.

Os passageiros enfrentam obstáculos inimagináveis, indo desde o brutal confronto com a natureza inclemente dos Andes, o desgaste emocional até eventos fatais que tornam tudo ainda pior.

Congelamento e sufocamento, são algumas das consequências diretas de avalanches que acabaram vitimando ainda mais pessoas antes do resgate. E uma das mortes que acaba sendo mais sentidas pelo público é a de Numa Turcatti, cujo posicionamento contra o canibalismo gera acalorados debates ao longo do filme. O jovem acaba sucumbindo próximo ao final por uma grave lesão na perna que não pode ser curada sem ajuda.

Como o grupo acabou sendo salvo?

A esperança de comunicação com o mundo exterior leva Roberto Canessa e Nando Parrado a empreenderem uma jornada arriscada em busca das baterias para o rádio, na óbvia tentativa de estabelecer contato e buscar auxílio.

Apesar das intenções e esforços, o sucesso das baterias se mostra um horizonte inalcançável. Não lhes resta, então, outra escolha senão enfrentar o gelo incapacitante do Andes a pé, buscando alcançar o Chile.

Assim, próximo ao final do filme, em meio ao terreno traiçoeiro, eles encontram um transeunte chileno. Este, por sua vez, age como a ponte há muito esperada para alertar uma equipe de resgate.

É dessa forma que os 14 demais sobreviventes, que ficaram nos destroços do avião, são finalmente descobertos e trazidos de volta ao mundo, ingressando imediatamente em um carrossel de atenção midiática.

Quem sobreviveu à tragédia?

Dos 27 sobreviventes iniciais da queda do avião, ao final, no momento do resgate, haviam apenas 16 pessoas vivas.

Assim, a equipe de resgate levou para casa no final de A Sociedade da Neve:

  • Jose Pedro Algorta
  • Roberto Canessa
  • Alfredo Delgado
  • Daniel Fernández
  • Roberto Francois
  • Roy Harley
  • Jose Luis Inciarte
  • Alvaro Mangino
  • Javier Methol
  • Carlos Páez Rodriguez
  • Fernando Parrado
  • Ramón Sabella
  • Adolfo Strauch
  • Eduardo Strauch
  • Antonio Vizintín
  • Gustavo Zerbino

As cartas dos que não sobreviveram

Logo após serem encontrados pela equipe, Gustavo só aceita ser resgatado se puder levar consigo a mala que preserva as memórias daqueles que se foram. Nela estão cartas e outras lembranças dos últimos dias de vida daqueles que, infelizmente, foram morrendo ao longo da espera.

A reintegração dos sobreviventes na sociedade, após a catástrofe, é outro aspecto brevemente tocado no filme e merece reflexão.

Em A Sociedade da Neve, a persistência diante da adversidade e o espírito humano de sobrevivência estão visceralmente presentes, capazes de afligir e inspirar.

Seja qual for a interpretação pessoal sobre os atos de desespero, o filme proporciona uma reflexão sobre o quão longe estamos dispostos a ir e o que é preciso para mantermos a humanidade em situações extremas. É uma narrativa poderosa de resistência, sacrifício e, finalmente, de redenção.

CONFIRA Também: A Sociedade da Neve, elenco completo do novo filme da Netflix

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.