Início » Filmes » Som da Liberdade: veja como estão as pessoas que serviram de inspiração para os personagens do filme

Som da Liberdade: veja como estão as pessoas que serviram de inspiração para os personagens do filme

"Som da Liberdade" é um filme que gerou burburinho esse ano por ser inspirado em pessoas e casos reais. Confira.


O filme Som da Liberdade foi um fenômeno de audiência em 2023, ao trazer à tona a cruel realidade do tráfico humano, narrando a ousada operação de 2013 liderada pelo ex-agente Tim Ballard, e se você quer saber mais sobre as pessoas da vida real que inspiraram o filme, vamos te contar o que sabemos sobre eles.

Vale dizer que, a verdade é que O Som da Liberdade foi rodeada de polêmicas desde seu lançamento. O motivo é que, ao observar a narrativa do filme, sabendo o que o público sabe agora, percebe-se que parte do enredo do filme foi ludibriado, romanceando personagens que, na vida real, jamais poderiam ser chamados de “heróis”.

Entende a seguir.

Tim Ballard

som de liberdade

Ex-agente de segurança interna americano, Tim Ballard foi central na história dramatizada pelo cinema em Som da Liberdade. Fundador da Operação Underground Railroad, uma organização que luta contra o tráfico humano, Ballard foi retratado no filme como um herói diligente e obstinado.

No entanto, o glamour hollywoodiano contrasta com as polêmicas da vida real.

Em julho desse ano, antes do lançamento do filme, Ballard renunciou ao cargo de CEO de sua organização em face de acusações graves, incluindo agressão sexual de 5 mulheres e turismo sexual. Além disso, ele também está sendo acusadod de utilizar suas operações para ganhos financeiros próprios.

Pois é, tudo menos heróico.

Katherine Ballard

Casada com Tim Ballard, Katherine sobressaiu no filme como uma apoiadora inabalável de seu marido e de sua causa.

Todavia, fora das telas, seu nome, assim como o marido, foi envolto em controvérsias legais ligadas às ações de Ballard, e ela foi acusada de colaborar com o marido em golpes que prejudicaram uma série de pessoas envolvidas nas operações de sua organização.

Vampiro

No enredo, um ex-criminoso conhecido como Vampiro une forças com Ballard.

Inspirado em uma figura real, que usava o apelido de Batman, na vida real, o homem se tornou um perseguidor de pedófilos e pilar da luta contra o tráfico sexual, após ter se envolvido com uma vítima de tráfico (adulta e não menor de idade como no filme) sem saber.

A identidade de Batman  ainda é um enigma, pois, curiosamente, seu paradeiro é desconhecido e ele saiu dos registros públicos.

Miguel Aguilar

Miguel, um jovem resgatado na operação e outro foco do filme Som da Liberdade, é baseado em uma criança real cuja situação impeliu Ballard a perseguir incansavelmente outras vítimas do tráfico humano.

Embora a representação inspire esperança, a verdade após a resolução da operação em 2013 para o verdadeiro Miguel permanece desconhecida.

Roberto Aguilar

Roberto Aguilar, no filme, simboliza o desespero e a esperança de inúmeros pais cujos filhos são tragados pelo tráfico de pessoas.

O personagem é uma representação coletiva dos pais das crianças que foram resgatadas na operação real. Suas identidades e subsequentes histórias de vida são, em grande parte, mantidas em privacidade.

Katy-Giselle

A figura de Katy-Giselle, retratada como uma ex-beleza reinventada em traficante, é baseada na criminosa Kelly Johana Suarez, uma colombiana que esteve envolvida com tráfico de pessoas, e acabou sendo presa em 2014.

Sua trama serve como um aviso sobre as sombrias reviravoltas que a vida pode tomar.

Frost

Figura autoritária, Frost é o chefe de Ballard no filme, que tenta dissuadi-lo de prosseguir com sua perigosa missão e voltar para os EUA.

Este personagem parece ser uma construção baseada no diretor do Departamento de Segurança Interna ou outro supervisor de Ballard. Lembrando que, na vida real, foi a mulher de Ballard que o convenceu a continuar com a operação antes de voltar pra casa.

Pablo Delgado

O mecenas Pablo Delgado, protetor da missão de Ballard no filme, parece ser inspirado em Glenn Beck, comentarista político que, na vida real, financiou parte da operação policial.

A figura de Delgado ecoa a importância de aliados fora do campo operacional que viabilizam tais missões.

Rocío Aguilar

Som da liberdade onde estão as pessoas reais

Rocío Aguilar, irmã de Miguel no filme, é uma das vítimas que Ballard consegue trazer de volta à liberdade.

Embora a obra cinematográfica mostre seu encerramento com ela retornando à sua família, as informações a respeito de seu verdadeiro destino pós-resgate são escassas, e seu paradeiro atual segue uma incógnita.

CONFIRA Também: O Som da Liberdade, elenco completo do filme que é sucesso no mundo

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.