The Chosen é para Católicos ou Evangélicos? Existe uma ligação com alguma das religiões?
A série "The Chosen" é uma das produções mais detalhadas sobre a vida de Jesus, mas a série é para católicos ou evangélicos? Descubra.
A fé e a narrativa visual encontram-se de forma ímpar na série The Chosen, que tem conquistado um amplo público no Brasil – e nessa sexta-feira, 22 de dezembro, finalmente estreia as temporadas 2 e 3 na Netflix. Mas e para os cristão “preocupados” com crenças, fica a questão: afinal The Chosen é uma série para católicos ou evangélicos?
Contando a história de Jesus Cristo de forma humanizada e realística, a série estreou em 2017 e logo ganhou a atenção do mundo com sua superprodução. E se mesmo já tendo assistido aos episódios do programa você tem curiosidade em saber em qual religião ela é baseada, o criador da série já deu essa resposta há algum tempo.
“The Chosen” tem alguma religião como base?
Pois bem, para quem se pergunta qual religião baseia a narrativa de The Chosen, a verdade é que a série, vai além de se associar a um único segmento religioso.
A construção dos roteiros do programa envolvem consultores de várias vertentes do cristianismo, onde o único ponto em comum é a Bíblia como fonte narrativa principal.
Ou seja, The Chosen não é uma série apenas para católicos, evangélicos. A série esculpe seus episódios em uma simples missão de honrar os textos sagrados e não alinhar-se a especificidades doutrinárias.
O que você precisa saber sobre o embasamento de “The Chosen”
As dúvidas persistentes em relação à filiação religiosa de The Chosen fizeram Dallas Jenkins, o criador da série, a se pronunciar oficialmente afirmando a independência da produção. Ou seja, não há laços com igrejas específicas nem com grandes estúdios de Hollywood.
A força criativa por trás de The Chosen reside na variedade de crenças de seus realizadores. Com uma equipe de mais de 200 profissionais de credos diversos, a produção é enriquecida pela união em busca de um único objetivo, contar a história de Cristo da melhor forma possível.
Os roteiros são meticulosamente revisados para alinhar precisão histórica e cultural e especialistas bíblicos, de diferentes denominações, são convocados para assegurar que as passagens da série mantenha-se desprovida de doutrinações e fieis aos evangelhos descritos na Bíblia.
Dessa forma, a cada nova temporada, Jenkins organiza uma espécie de fórum de discussão entre religiosos de diferentes matizes, criando um ambiente de discussões plausíveis e fundamentadas em estudos.
Jenkins, criador da série, é evangélico e Jonathan Roumie ator que dá vida à Jesus, é católico praticante e em 2023, enquanto estava em turnê para divulgar a 3ª temporada de The Chosen, teve a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco.
Ou seja, para quem ainda está na dúvida sobre se a série tem alguma religião principal como base, a resposta é não. The Chosen é uma série independente, sem embasamento em crenças dogmáticas e que abraça os fatos históricos do Cristianismo apenas com base nos textos sagrados.
CONFIRA Também: Quantas temporadas tem The Chosen? Há previsões para novas temporadas na Netflix?