Início » Séries » “Traição” da Netflix é baseada em história real? Conheça a inspirações da minissérie considerada uma das melhores do ano do streaming

“Traição” da Netflix é baseada em história real? Conheça a inspirações da minissérie considerada uma das melhores do ano do streaming

"Traição" é a minissérie que está sendo considerada uma das melhores do ano da Netflix. Conheça as inspirações por trás dessa história.


Traição é uma nova minissérie da Netflix que estreou há poucos dias na plataforma, mas que desde então tem conquistado uma enxurrada de elogios por parte dos espectadores.

Protagonizada por Charlie Cox (o super-herói Demolidor da Marvel), a série é um suspense criminal focado em espiões da agência de segurança MI6, ou seja, a CIA britânica.

Só que, diferente de outros programas sobre agentes secretos, aqui temos uma enorme abordagem sobre a vida pessoal dos personagens, envolvidos em um triângulo amoro perigoso que pode custar suas vidas como as conhecem.

A trama bem construída é cheia de detalhes e desenrolar surpreendente. Tanto que algumas pessoas vem se perguntando se, afinal, o caso do personagem Adam Lawrence, poderia ser baseado em uma história real.

Se você também tem essa dúvida, a seguir a gente te conta quais foram as inspirações para a criação da série.

Traição é baseada em história real?

A resposta definitiva para essa pergunta é não, Traição não é baseada em fatos. Porém, as temática e alguns elementos da narrativa, foram sim inspirados em eventos atuais.

Segundo o criador da série, Matt Charman, o conto envolvendo o agente do MI6, seus dois interesses amorosos complicados, e importantes tramas de espionagem e política, são puramente ficcionais.

Porém, isso não significa que o autor criou tudo sozinho, utilizando apenas sua imaginação. Traição possui inspirações na sociedade britânica atual, e em trabalhos anteriores de Charman em que o autor pode ter contato com pessoas que já trabalharam em agências de inteligência.

Ex-agentes foram inspiração para protagonista

Segundo Charman revelou em entrevistas para divulgação da minissérie, ele não conseguiu ter qualquer tipo de acesso ao MI6 ou a pessoas ligadas à agência de inteligência britânica.

Assim, foi preciso encontrar bases para criar seu personagem principal em outros trabalhos que fez para a TV e cinema, esses onde teve acesso à ex-trabalhadores de agências.

Sua experiência com o filme Ponte dos Espiões (2015) foi uma das mais ricas, já que o filme era inspirado na vida real de agentes da CIA durante o período da Guerra Fria. O roteirista pode fazer laboratório com pessoas que trabalharam em serviços operacionais de inteligência. Assim, conheceu um pouco sobre os bastidores e modo de agir real de agentes secretos.

O longa foi dirigido por Steven Spielberg e recebeu três indicações ao Oscar.

A sociedade britânica

Uma das coisas que Charman deixa claro em quase todas as suas entrevistas sobre o filme, é que desde o início, seu objetivo era criar uma história que conversasse com o público.

Assim, ainda que essa seja uma trama de espiões, o criador preferiu abordar uma narrativa em que o protagonista seria um agente, porém, um marido e pai de família. Mais que isso, como esse agente responsável agiria se precisasse escolher entre seu país e a família.

Proximidade realística para com o público era o que Matt Charman queria. Assim, além da trama central, o roteirista decidiu colocar alguns elementos que tornariam o enredo ainda mais familiar ao espectador.

Grande exemplo disso, é que na série a secretária de Relações Exteriores está concorrendo ao cargo de Primeira-Ministra, e apesar de por trás da eleição existir uma grande conspiração descoberta pelo protagonista, esse fato isolado conversou bem com a realidade.

Isso porque, há pouco tempo Liz Truss era uma verdadeira secretária de Relações Exteriores concorrendo ao mesmo cargo.

Conclusão

traicao-da-netflix-e-baseada-em-historia-real-conheca-a-inspiracoes-da-minisserie-considerada-uma-das-melhores-do-ano-do-streaming

A conclusão de nossa pergunta inicial então é que não, Traição não possui embasamento em uma história real.

A série é ficcional, e inspirada apenas em eventos atuais e na vivência do criador da série que no passado teve acesso a pessoas que conheciam os bastidores de serviços de inteligência.

CONFIRA Também:

Traição: 5 curiosidades que deixarão a série ainda mais incrível

E você, o que achou de Traição na Netflix? Gostou da série? Conta pra gente aqui nos comentários!

Formada em Marketing e pós-graduada em Literatura, é uma apaixonada por romances "baratos", amante de filmes e séries de ficção científica e que decidiu que a terceira trilogia de Star Wars nunca existiu.